terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Aracati: Grupo investe em formação musical

O quarteto Marimbanda realiza, hoje, workshop gratuito, das 9h às 12h, para músicos e público em geral
Há exatos 15 anos na estrada, divulgando a música instrumental brasileira e cearense, os músicos integrantes do quarteto Marimbanda - maestro Luizinho Duarte, Thiago Almeida, Miqueia dos Santos e Heriberto Porto - têm uma maneira particular de fazer música.

Eles aliam as apresentações que realizam em teatros e festivais às atividades de formação, levando em consideração tanto o público quanto os músicos, em especial os jovens, que tentam trilhar pelas difíceis veredas da música instrumental.

Com esse propósito, hoje, das 9h às 12h, o grupo realiza um workshop, no Centro de Ensino Musical Hulda Lage, localizado na Rua Jornalista César Magalhães, no bairro Guararapes, em Fortaleza.

"Podem participar estudantes e músicos em geral", convida Heriberto Porto, professor do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e flautista do grupo.

Planos

Com dois discos gravados, todos com músicas autorais, o grupo pretende lançar novo trabalho em 2015. "Estamos finalizando as composições para entrar em estúdio", projeta.

Ontem (22), já para celebrar essa trajetória bem-sucedida, o quarteto subiu ao palco do Café-Teatro das Marias para mostrar algumas composições inéditas, que integraram o set list do show "Tudo Vem".

A ideia do grupo é circular com o trabalho por todo o País. Heriberto promete um repertório refinado, citando os discos de 2000, o primeiro, e o de 2005. "Faz tempo que não gravamos", ressalta.

Só que, antes, os artistas terão de recorrer a novos editais públicos a fim de viabilizar a gravação do CD. Mesmo diante das dificuldades em trabalhar com a música instrumental, o músico demonstra determinação e amor à arte.

Cheio de planos, fala sobre os shows que o quarteto fará nos meses de janeiro, fevereiro e março. No roteiro, os municípios de Aracati (26 de fevereiro); Pacajus (7 de março), Horizonte (6 de fevereiro) e Pacatuba (7 de fevereiro).

O público de Fortaleza também será brindado com apresentações dos virtuosos músicos, que agendam shows na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Estado do Paraná, no Montese, dia 16 de janeiro. No dia 20 de março, a apresentação será no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Barra do Ceará.

Heriberto Porto confessa: "Estou muito feliz", ao falar sobre os novos projetos e avaliar a trajetória da Marimbanda. Os integrantes do grupo também planejam fazer uma excursão pelo Sudeste. Os jovens já viajaram com sua música pela Europa.

"Nossa música é muito elogiada em São Paulo e no Rio de Janeiro. As pessoas identificam algo diferente", comenta. O diferencial está, talvez, em misturar talento, pesquisa e vontade de experimentar. O projeto de circulação no qual o grupo está inserido inclui ainda a realização de nove shows pelo Estado. "A contrapartida é passar a nossa experiência para os jovens", argumenta o músico.

Dificuldades

Heriberto Porto reconhece as dificuldades enfrentadas pela música instrumental, sendo necessário quase sempre recorrer aos incentivos públicos. Dono de estilo particular, cujas composições misturam samba, choro, frevo e bossa nova, o quarteto investe em melodias acessíveis e bonitas. "Não fazemos músicas só para profissionais".

Apesar do tempo, a cena ainda continua viva na memória dos músicos remanescentes da primeira formação da Marimbanda, quando subiram ao palco do BNB Clube de Fortaleza, em 1999.

Dois músicos que começaram não estão mais tocando na Marambanda. "Um deles, Ítalo Almeida, virou cantor de forró", diz. Outro, o baixista, com o nome artístico de Júnior Primata, hoje, é professor em Natal. "Para nós, é muito importante conseguir manter a nossa proposta, tocando um repertório essencialmente brasileiro".

Referência

O grupo é hoje referência na música instrumental não apenas cearense, mas no cenário brasileiro. "O apoio é pouco", admite Porto, ressentindo-se da falta de casas noturnas destinadas ao jazz e à música instrumental que Fortaleza já teve. Atualmente, no máximo sobra espaço para voz e violão, lamenta. A realização de atividades formativas faz parte da estratégia de trabalho da Marimbanda. "A gente sempre alia esses projetos à realização de shows e workshops, no intuito de formar plateia, demanda", atesta Heriberto Porto.

Ao definir o som da Marimbanda, o músico afirma que o grupo persegue a linha que abre espaço para a improvisação, com o jazz brasileiro. A determinação é outra qualidade do grupo musical, que faz música na linhagem de compositores instrumentais, a exemplo de Hermeto Paschoal e Egberto Gismonti, entre outros, como lembra Heriberto Porto.

Mais informações:

Workshop do grupo Marimbanda, hoje, das 9hàs 12h, no Centro de Ensino Musical Hulda Lage (Rua Jornalista César Magalhães, 721, Guararapes). Grátis. Contato: (85)

Iracema Sales
Repórter

Fonte: Caderno 3 – Diário do Nordeste (23/ 12/ 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário