terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Aracati: Deputados se despedem e fazem balanço de ações

A última sessão da Assembleia contou com a aprovação da LOA e a presença do governador Cid Gomes na Casa

A última sessão do ano da Assembleia Legislativa foi marcada por despedidas, conflitos e incertezas. Muitos dos parlamentares que foram ao plenário na manhã de ontem para acompanhar a visita do governador Cid Gomes (PROS) e votar a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015 ficaram frustrados quando nada do que estava planejado aconteceu na hora prevista, pela manhã. Apenas ao final da tarde as atividades foram concluídas.

Ainda assim, vários deputados aproveitaram os últimos momentos de discurso para despedir-se dos colegas e destacar feitos da gestão. O deputado Lula Morais (PCdoB), que celebrou a retomada das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos, destacou a cobertura do Diário do Nordeste das atividades da Casa. "O Diário retratou fielmente o trabalho do Parlamento, de forma aproximada, divulgando os fatos e pronunciamentos mais importantes", apontou.

Já o deputado Professor Pinheiro (PT), ex-secretário da Cultura do Estado, utilizou seu tempo para rebater acusações veiculadas na imprensa por parte do atual secretário da Pasta, Paulo Mamede, a respeito de ações realizadas na gestão do petista. O parlamentar afirmou ter documentos que comprovam que várias licitações foram iniciadas e algumas até concluídas, quando Pinheiro era o secretário (até setembro de 2013), que não foram continuadas pela atual gestão.

Terceirizados

"Fui acusado de ter deixado a secretaria sem um contrato assinado para terceirizados, quando na realidade houve uma licitação de terceirização que começou em maio de 2013 e iria até outubro, sendo que deixamos a secretaria em setembro. Resolveram desmanchar tudo para tentar culpabilizar a gestão do Professor Pinheiro. Se não conseguiram concluir este processo, o problema não é meu", destacou o parlamentar.

Professor Pinheiro ressaltou ainda ter iniciado em sua gestão a licitação da integração da Biblioteca Pública com o Centro Dragão do Mar, em Fortaleza, tendo deixado recursos suficientes para a obra. Já em relação ao Theatro José de Alencar e ao Memorial Cego Aderaldo, na cidade de Quixadá, o parlamentar afirmou ter deixado os processos de licitação prontos, faltando apenas a ordem de serviço.

Em relação aos concursos públicos, o parlamentar garantiu que houve um diálogo com o governador Cid Gomes (PROS), autorizando a realização de concurso público para a criação de 73 vagas na Secretaria, em processo iniciado em março de 2013. "Formalizamos todo o processo e deixamos quase tudo finalizado para a implantação deste concurso, que nunca chegou à Assembleia para ser aprovado", opinou o petista.

Já Sérgio Aguiar (PROS) e Dedé Teixeira (PT) subiram à tribuna da Assembleia Legislativa para destacar obras realizadas pelo Governo em seus respectivos municípios. Aguiar ressaltou a pavimentação de uma estrada de 16 quilômetros, que liga Camocim à praia de Maceió. Para o parlamentar, a medida permitirá que um número maior de visitantes vá às praias da região, promovendo um maior desenvolvimento econômico da região.

Estrada

Teixeira, por sua vez, comentou sobre o projeto de construção de uma estrada que ligará os municípios de Aracati, Itaiçaba e Jaguaruana pela margem direita do rio Jaguaribe. Segundo o deputado, o primeiro trecho já está em processo de licitação e a segunda etapa deverá ser incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3). "A primeira etapa, com 12 quilômetros de extensão, vai potencializar diversos projetos de produção agrícola e de aquicultura", destacou.

Osmar Baquit (PROS) salientou, em pronunciamento, a atuação do deputado estadual e ex-secretário da Fazenda Mauro Filho (PROS), apontando que o parlamentar mostrou ao País que é possível desonerar produtos e, ao mesmo tempo, aumentar a arrecadação do Estado. Baquit citou os papeis desempenhados pelo líder do Governo, José Sarto (PROS), e pelo vice-líder Júlio César (PTN). "(Sarto) soube exercer (sua posição) com muito brilho e isso engrandece o parlamento", destacou.

Convivência

Ao final da tarde, Sarto se despediu dos colegas da tribuna e agradeceu-lhes pela convivência. Na oportunidade dos apartes, tanto oposicionistas como governistas parabenizaram o líder pela sua atuação na Casa. Enquanto Eliane Novais (PSB) e Roberto Mesquita (PV) destacaram o poder de diálogo do parlamentar com a oposição, colegas governistas parabenizaram a "maestria" com que o parlamentar soube conduzir os debates e as matérias do Governo.



Fonte: Política – Diário do Nordeste (24/ 12/ 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário