segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Aracati: Centro Cultural do Crea-CE recebe obras de Gerson Ipirajá e Silvano Tomaz

A coletiva Identidade aos 20, aberta à visitação gratuita desde o dia 17 de dezembro, reúne um apanhado da trajetória dos dois artistas cearenses

Numa alusão às duas décadas de carreira dos artistas cearenses Gerson Ipirajá e Silvano Tomaz, a exposição Identidade aos 20 segue até o dia 10 de fevereiro com visitação gratuita no Centro Cultural do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE). 

Com visitação gratuita sempre de segunda a sexta-feira, a coletiva - aberta no último dia 17 de dezembro - traz ao público um resumo da trajetória de Gerson Ipirajá que, sob o incentivo do artista plástico Zé Tarcísio, iniciou nas artes visuais em Aracati, em meados da década de 1990.


Em Identidade aos 20, Gerson reúne trabalhos que fazem uso de elementos e expressões de grafismos dos estilos rupestre, africano e, sobretudo, indígena. Apontando para a singularidade e a ancestralidade do homem, suas obras têm como marca registrada o traço colorido e bastante marcante.


Tendo como pontapé o Salão dos Novos (1994), Silvano Tomaz - arte-educador, bacharel em Artes Visuais pela FGF e especialista em Metodologia do Ensino de Arte pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) - utiliza na exposição a técnica aguarela grafite e colagem sobre papel canson.


Apostando no estilo abstrato, a partir da utilização de palha, cinza, argila, papelão, zinco, madeira e pigmentos colagens, Silvano já excursionou também pelo universos da xilogravura e da fotografia.


Para o artista plástico Dante Diniz, os artistas cearenses “têm competência, fôlego e persistência em continuar no ofício de fazer arte, sem abandonar os seus princípios e sempre em busca de um trabalho com identidade própria”.

Serviço

Exposição Identidade aos 20, de Gerson Ipirajá e Silvano Tomaz
Quando: até 10 de fevereiro.

Onde: Centro Cultural do Crea-CE (Rua Castro e Silva, 81 - Centro).
Horários de visitação: de segunda a sexta-feira, sempre das 13h30min às 17 horas.
Entrada franca.
Telefone: 3453 5800.  




Fonte: Vida & Arte – Jornal O povo (12/ 01/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário