sábado, 21 de março de 2015

Aquiraz: Fauna e flora de região vão ganhar inventário

Principais espécies animais e vegetais da aldeia Jenipapo- Kanindé serão catalogadas
As riquezas da natureza de parte do Ceará estão em destaque graças ao Projeto Matas da Encantada, que vem realizando, desde o dia 3 de março, um inventário fotográfico da fauna e da flora da região que abrange a aldeia indígena Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.


A proposta tem como objetivo fotografar e listar o nome popular e científico das principais espécies vegetais e animais, especialmente os pássaros, existentes no local.


O diferencial é que o inventário segue sendo realizado de forma participativa, com o apoio da própria comunidade indígena, que integra oficinas e acompanham os biólogos nas trilhas, conforme afirma o coordenador do Projeto Matas da Encantada, Marciano Moreira.


Ainda de acordo com ele, a ação serve para sensibilizar e reafirmar a importância do meio ambiente para o povo Jenipapo-Kanindé. "É uma forma de registrar e fazer a identificação das espécies no sentido da própria comunidade valorizar os seus recursos naturais", comenta o coordenador.


Ainda conforme Marciano Moreira, esse trabalho participativo será de grande riqueza, também, na pesquisa da flora, que teve início na terça-feira da semana passada, uma vez que a comunidade tem grande conhecimento das espécies de plantas na região. "Eles vão dizer como é o uso das plantas por eles, os costumes medicinais, a culinária", ressalta o coordenador.


Até o último dia 9 de março, cerca de 120 aves foram fotografadas e identificadas, além de 14 borboletas, quatro lagartos e duas serpentes, entre elas uma sucurujuba, mais conhecida como sucuri.


Identificação


Um dos biólogos e fotógrafos do projeto, Paulo Miranda, estima que o trabalho ainda chegue a identificar cerca de 150 a 160 espécies.


"Encontramos um beija-flor raro, pica-pau e até aves migratórias e pássaros do mangue. É considerada uma fauna muito rica, precisamos dar continuidade a esse trabalho para termos um levantamento total", avalia o biólogo.


Todo o material coletado será transformado em uma publicação impressa intitulada "Animais e Plantas do Jenipapo-Kanindé" e comporá um acervo para o museu indígena da própria comunidade, subsidiando as ações culturais e ambientais.


Além disso, o inventário fotográfico também ajudará a compor o Centro de Informação Ambiental da aldeia, fortalecendo o turismo ecológico e comunitário na região.


Renato Bezerra
Repórter


Fonte: Cidade – Diário do Nordeste (21/ 03/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário