quinta-feira, 19 de março de 2015

Aquiraz: Devoção a São José no Ceará vai além dos pedidos por chuvas

Pela tradição popular, além de pedir chuva, católicos também recorrem à intercessão de São José para situações difíceis na vida profissional e na hora de pedir um bom casamento. Em Aquiraz, igreja guarda histórias de fé
A mão direita traz lírios, o braço esquerdo carrega o Menino Jesus. Pureza e paternidade estão representadas na imagem de São José, considerado padroeiro do Ceará e patrono da Igreja Católica. A devoção popular rendeu meninos chamados José em todo o Estado, além de clamor por chuvas neste 19 de março. Além disso, gente de todo nome busca expressões próprias de fé pelo resto do ano. Pedidos pela situação financeira, pelo emprego e por um bom casamento se misturam às tradições de novenas e promessas. 

Modelo pelas virtudes. A figura de padrinho, guia e protetor. É o que enxerga o fiel no santo padroeiro, diz o pároco Robério Martins, da Igreja Matriz de São José de Ribamar, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Quando assumiu a paróquia, há cinco anos, o sacerdote diz que nem acreditava na prontidão com que São José atenderia a pedidos. Mas isso mudou. “Você está em dificuldade, de repente aparecem as ajudas atribuídas à intercessão dele. Ele providencia no momento certo”, afirma.


Sufoco de dinheiro e incertezas no emprego já motivaram o zelador Sebastião Alves, 55, a fazer orações ao santo. Diz ter sido atendido diversas vezes, o que o faz voltar sempre aos festejos de março. Além da fé, fica a admiração pelo exemplo de homem trabalhador, que ensinou o ofício de carpinteiro a Jesus.


A crença na trajetória de José como chefe da Sagrada Família leva à tradição feminina de pedir um bom marido. “Santo Antônio nunca casou, então ele manda qualquer um. São José foi esposo e sabe escolher o certo”, brinca o coroinha Cristiano da Silva, 28. Ele conta da moça solteira que foi aos festejos de março pedindo uma graça improvável: voltar à festa com um noivo no ano seguinte. E garante: a prece foi atendida, e o casal agora espera o primeiro filho.


Histórias


Uma lenda tenta resgatar o início da devoção a São José em Aquiraz, antes da fundação da primeira paróquia do Ceará, em 1713. Cristiano cresceu ouvindo relatos de familiares e pesquisando sobre a história da matriz. Conta que, segundo a História, os portugueses tinham o costume de lançar ao mar imagens de santos em baús de madeira. Quem fosse cristão poderia recolhê-las. Assim, uma imagem de São José teria sido achada na Prainha e colocada em uma carroça com destino a Cascavel. Os bois, porém, só se moveram quando ficou acertado que ela ficaria em Aquiraz.


Além da História, a imagem que hoje figura no altar-mor da matriz chama atenção por mais um detalhe: o santo usa botas. Talvez por homenagem aos bandeirantes. Ou em alusão ao calçado usado por José em viagem para o Egito, levando Maria e Jesus.


Fato é que a falta de documentos dificulta recuperar totalmente a história da igreja, explica padre Robério. No entanto, ele acha provável que a devoção a José no Estado tenha partido de Aquiraz, a primeira Capital do Ceará.

Serviço

Dia de São José

Catedral Metropolitana de Fortaleza 
8h30min - Missa dos enfermos
10 horas - Missa dos Josés

12 horas - Missa e consagração das crianças e adolescentes a Nossa Senhora
16 horas - Missa das famílias

17 horas - Procissão de São José
18h30min - Concelebração solene

Informações: 3231 4196


Igreja Matriz de São José de Ribamar (Aquiraz)

17 horas - Procissão de São José
Após a procissão - Missa em honra a São José
Informações: 3361 1122

Saiba mais


Um costume regional de fazer promessas está registrado no Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz. Em frente ao altar sem santo, os visitantes aprendem que era comum roubar a imagem das casas para fazer novenas ao padroeiro. Depois dos dias de oração, a prática era devolver a imagem ao dono fazendo uma procissão.


Há dúvidas quanto ao autor de 12 painéis no forro da capela-mor, que retratam o período entre o casamento e a morte de São José. A crença é que tenha sido um índio catequizado ou irmão da congregação jesuíta.


A Igreja Matriz de São José de Ribamar é tombada desde 1984. Por volta de 1815, abrigou retirantes da seca.


São José de Ribamar também é patrono de uma igreja na costa do Maranhão. Há duas hipóteses para incorporar Ribamar ao nome do santo. Uma pode vir das variações de riva al mare, do italiano, que significa “litoral”. Outra seria em referência ao achado da imagem “em riba do mar”, significando “em cima do mar”.

O que funciona


Lojas
Funcionamento facultativo


Shoppings
Funcionamento normal


Cagece
Funcionará em regime de plantão pelo telefone 0800 2750 195 e sitewww.cagece.com.br.


Coelce
O atendimento ao cliente funcionará com a Central de Relacionamento (0800 2850196) normalmente, 24 horas. Lojas de atendimento fechadas.


Hemoce

O hemocentro coordenador, no Rodolfo Teófilo, funciona de 8h às 13 horas e o posto de coleta do IJF, das 13h às 17h30min.


Supermercados
Funcionamento normal


Bancos
Fechados


Postos de gasolina
Fechados


Fonte: Cotidiano – Jornal O povo (19/ 03/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário