quarta-feira, 18 de março de 2015

Cascavel | Icapuí: Idear realiza 52,9 mil atendimentos em 2014

O Idear, em parceria com Prefeituras, Governo do Ceará, Governo Federal e empresas, executou qualificações profissionais, promoveu a inclusão sociodigital e fomentou o empreendedorismo

O Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social – Idear realizou 52.926 atendimentos em 2014, beneficiando 7.886 pessoas. O resultado está no Balanço de Gestão do Idear e se refere aos diversos projetos executados pelo Instituto em parceria com Governo Federal, Governo do Ceará, Governo Municipal de Maracanaú e outras prefeituras, Fundação Banco do Brasil, iniciativa privada, dentre outros.


Maracanaú - Em parceria com o Governo Municipal de Maracanaú, o Idear executa os projetos de inclusão sociodigital e formação tecnológica SeLiga, os Centros de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor – Cates e presta apoio à comercialização no Programa Artesanato de Maracanaú. Apenas o SeLiga, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Tecnológica de Maracanaú, representou ao Idear 40.540 atendimentos para mais 5.131 pessoas distintas, em 2014. Esses pessoas tiveram acesso orientado à Internet e participaram de cursos online e presenciais, além de oficinas. Já os Cates, da Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo – Setee de Maracanaú, alcançaram a marca de 11.208 atendimentos para 1.577 trabalhadores e empreendedores locais. Enquanto que o Programa Artesanato de Maracanaú, também da Setee, contou com 144 artesãos cadastrados, 14 feiras realizadas, 96 participações em feiras e eventos, gerando cerca de R$ 123,8 mil em vendas de artesanato a esses empreendedores, somente em 2014.


Governo do Ceará - Já com o Governo do Estado, o Idear é uma das entidades responsáveis pela execução do Programa Criando Oportunidade, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS. Em 2014, através do Criando Oportunidades, o Idear atingiu 801 pessoas capacitadas As qualificações foram em diversas áreas e profissões, como Costureiro, Eletricista, Mecânica de Motos, Doces e Salgados, Pedreiro, Masseiro e Recepcionista de Hotel. Profissionais de 15 municípios do Estado foram beneficiados, especificamente de Fortaleza, Maracanaú, Guaiuba, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Umirim, Pacatuba, Quixeramobim, Trairi, Pacajus, Baturité, Icapuí, Cascavel, Mulungu e Aracoiaba.


Costura – Outro importante resultado foi obtido por meio do Centro de Treinamento em Confecção e Moda do Idear que qualificou 547 pessoas em 2014, sendo 389 delas por meio do contrato de gestão com a Setee de Maracanaú.


Governo Federal – Por meio do Plano Territorial de Qualificação – PlanTeq e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec / Mulheres Mil, o Idear qualificou 106 profissionais, em cursos como de costura, auxiliar de cozinha, telemarketing/recuperador de crédito e qualificação social e profissional.


Estação de Articulação Regional - O Idear, por meio de parceria firmada com a Fundação Banco do Brasil – FBB em janeiro de 2012, tornou-se Estação de Articulação Regional – EAR do seu programa de Inclusão Digital para o Nordeste. Essa parceria converteu-se em ações práticas e efetivas de inclusão sociodigital, onde o Idear e a FBB revitalizam as estações digitais no Ceará e em sete outros estados nordestinos. Em 2014, 82 estações digitais de oito estados do Nordeste foram atendidas, por meio de visitas técnicas. Essas Estações digitais beneficiam aproximadamente 30 mil pessoas na Região.


* postado por Oswaldo Scaliotti



Nenhum comentário:

Postar um comentário