quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Pindoretama | Cascavel | Beberibe| Aracati | Icapuí: Ceará lidera vagas no País

Mais Médicos


Inscrição dos profissionais na primeira chamada terminou ontem. No Estado, 113 municípios participam da expansão do programa
Com 529 vagas, o Ceará é o estado brasileiro com o maior número de profissionais autorizados pelo Ministério da Saúde para a expansão do Programa Mais Médicos. No Estado, 113 cidades e um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) se inscreveram no edital. De acordo com o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Hêider Pinto, com as novas vagas, a cobertura do programa deve alcançar cerca de cinco milhões de cearenses. Atualmente, há 937 atuando no Estado pelo programa, que teve início em 2013.



O Ceará tinha 117 municípios aptos a serem atendidos no Mais Médicos segundo parâmetros como necessidade (levando em conta o Índice de Desenvolvimento Humano, tamanho da população, porcentagem em extrema pobreza etc), oferta de profissionais independentemente do programa e infraestrutura (existência de unidades básicas). Destes, 113 solicitaram 536 médicos, mas sete vagas foram negadas. A razão, afirma Hêider, foi a necessidade de priorização de vagas para municípios mais pobres.




Há, ao todo, 4.146 vagas abertas para atender 1.294 municípios e 12 distritos indígenas. Segundo o Ministério da Saúde, a ampliação deve garantir assistência médica para cerca de 63 milhões de pessoas. O Nordeste foi a região com o maior número de novas vagas, com 1.784. O Sudeste solicitou 1.019 médicos, seguido do Sul (520), Norte (395) e Centro-oeste (393).




De acordo com o secretário, 15.747 médicos com registro no Brasil (CRM) se inscreveram para participar do programa em todo o País. Na noite de ontem, foi encerrada a etapa na qual os profissionais apontam para quais municípios pretendem ir, numa escala de prioridades.




Em uma semana, a seleção já deve estar finalizada, e entre os dias 11 e 20, os selecionados se encaminham para as cidades. “Semana que vem, já tem médico chegando nos municípios”. Os profissionais começam os trabalhos no dia 2 de março.



Números



528 é o número de médicos autorizados pelo Ministério para o Estado do Ceará



117 municípios cearenses solicitaram vaga do programa federal



Saiba mais




Vagas solicitadas


Fortaleza – 117


Caucaia - 21
Maranguape – 18


Mauriti- 14

Cascavel – 13


Sobral – 13

Canindé - 12 


Trairi – 11

Quixeramobim - 10 


Aracati – 9

Missão Velha – 9


Itapipoca – 8

Ubajara – 8



7: Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Massapê, Pentecoste, Uruburetama


6: Amontada, Beberibe, Brejo Santo, Quixadá, Tauá


5: Aracoiaba, Campos Sales, Farias Brito, Icó, Tururu


4: Apuiarés, Barreira, Boa Viagem, Coreaú, Cruz, Guaiúba, Pacatuba, Pindoretama, Quixelô, São Luís do Curu



3: Alcântaras, Camocim, Cariús, Forquilha, Ibaretama, Itapagé, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Milagres, Orós, Paramoti, Russas, Viçosa do Ceará, 



2: Alto Santo, Aratuba, Barbalha, Baturité, Capistrano, Chorozinho, Crato, Croatá, Choró, General Sampaio, Irauçuba, Itaiçaba, Itapiúna, Itarema, Lavras da Mangabeira, Mombaça, Nova Russas, Morada Nova, Pacajus, Paracuru, Pedra Branca, Porteiras, Potiretama, Saboeiro, Santa Quitéria, Quixeré, São Gonçalo do Amarante, Tarrafas




1: Acarape, Altaneira, Cariré, Carnaubal, Catarina, Guaraciaba do Norte, Guaramiranga, Ibiapina, Ibicuitinga, Icapuí, Iguatu, Ipaumirim, Ipueiras, Itatira, Jaguaribara, Jati, Jucás, Miraíma, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palhano, Palmácia, Pires Ferreira, Potengi, Quiterianópolis, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, Senador Sá, Tabuleiro do Norte, Tejuçuoca, Tianguá Umari.





Fonte: Brasil – Jornal O povo (05/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário