quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Aracati: Vendas para o Carnaval animam supermercados

Mesmo com o volume de aumentos que o consumidor está tendo que assimilar, vendas no setor devem ser boas
Apesar dos consumidores estarem com o bolso cada vez mais apertado, o setor supermercadista cearense tem boas expectativas de faturamento com o Carnaval deste ano. Varejistas do setor esperam um aumento de até 20% nas vendas, em comparação a igual período de 2014.


Esse é o acréscimo de comercialização projetado nas lojas Super Frangolândia. As bebidas alcoólicas, com destaque para a cerveja e destilados, como a vodca, devem se destacar como os itens mais procurados na ocasião. O diretor da rede, José Ximenes, avalia que as vendas nos estabelecimentos situados em Fortaleza serão impulsionadas durante a semana que antecede o Carnaval.


Lojas do Interior


Entretanto, a grande aposta do empresário relativa ao maior faturamento será durante o feriadão, nas lojas da rede situadas em cidades como Aracati, Tianguá, Eusébio e Maracanaú, que deverão concentrar um grande número de foliões durante a festividade. Ximenes também afirma que as altas de preços que estão afetando o bolso do consumidor no início deste ano não devem desaquecer as vendas dos supermercados neste momento. "Acredito que as medidas venham apertar as vendas a médio prazo. Isso deve trazer sequelas fortíssimas para nós, mas não agora", defende.


Faturamento


Os Mercadinhos São Luiz também esperam avançar nas vendas do Carnaval deste ano. A rede prevê ampliar em até 15% o faturamento durante o período, em comparação com o ano passado, considerando os foliões de Fortaleza que comprarão alimentos e bebidas antes de viajarem para o Interior, além dos que irão consumir os itens na Capital e ainda as vendas no retorno para Fortaleza, após a festividade, para reabastecer a geladeira. A diretora comercial do grupo, Joana Ramalho, também avalia que a presença de foliões na Capital vem crescendo, o que impacta positivamente no consumo nos Mercadinhos São Luiz.


Funcionamento normal


"No ano passado, como nosso funcionamento é sempre normal durante todo no feriado, observamos que todos os dias tivemos movimento nas nossas lojas e isso acontece porque muita gente fica em Fortaleza, tanto para descansar, como também para aproveitar a programação, cada vez mais atrativa da cidade. Consequentemente, com isso, temos o aumento das vendas diariamente", afirma.


Os produtos mais procurados no período são as bebidas em geral, carnes e pratos prontos. "No caso de bebidas, a procura sobe 50% a 70% em relação a uma semana tradicional. E o nosso investimento é ampliado nesse item na mesma proporção", defende ela.


Provável impacto


Apesar do otimismo de varejistas do setor, o presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Gerardo Vieira Albuquerque, ressalta que o cancelamento do Carnaval realizado pelas prefeituras em várias cidades cearenses neste ano pode desestimular o consumo no Interior. O representante da entidade ressalta que o grande "boom" nas vendas dos supermercados deste mês deve se concentrar em quatro dias. "A sexta-feira (13) e o sábado (14), são os melhores dias de venda", aponta.



Murilo Viana Filho
Repórter





Fonte: Negócios – Diário do Nordeste (04/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário