sábado, 7 de fevereiro de 2015

Aquiraz |Cascavel | Beberibe | Fortim | Aracati: O roteiro da Folia se espalha pelos quatro cantos do Estado do Ceará

O Diário do Nordeste realizou um levantamento com os municípios que tradicionalmente promovem a animação no Interior do Estado. No contexto de três anos de seca, muitos deles desistiram, cortaram gastos ou buscaram a iniciativa privada para garantir a diversão e manter a renda da festa


1. São Gonçalo do Amarante: A festa em São Gonçalo está confirmada. Mas, neste ano, por causa da seca, a Prefeitura foca na sustentabilidade. Com o tema "Feche a torneira e caia na folia", serão realizados cortejos culturais, bandinhas de músicas e blocos em todos os distritos do município.


2. Guaramiranga: Os quatro dias de Carnaval na serra serão envolvidos pelo tom do Festival Jazz & Blues, que anualmente traz artistas de renome internacional do gênero para as terras cearenses. Entre as principais atrações estão Daniel Jobim (RJ) e Willie Walker Band (EUA).


4. Aracati: A folia começa com o Pré-Carnaval Maranathá, na quarta-feira (11), e só termina na quarta-feira de cinzas, com o Bloco dos Loucos, na Praça da Coluna. Para a animação em Majorlândia ou no Corredor da Folia (Rua Cel. Pompeu), serão nove bandas locais, dez estaduais e quatro de outros Estados.


5. Crato: No município de Crato, o período carnavalesco será movimentado por conhecidos grupos de cultura popular da região. Na comunidade do Carrapato, haverá o tradicional maracatu local. Outro ponto alto serão os desfiles das escolas de samba dos bairros.


6. Quixadá: A população deste município terá festa de sábado até a terça de Carnaval, com bandas locais fazendo apresentação na Praça José de Barros. Entre as atrações, estão as bandas Forró Bota pra Cima, Farra da Galera, Forró Cangaço, Rodolfo Gomes e Alucinasamba.


7. Beberibe: Neste município, que agrega duas das mais belas praias do Estado, Morro Branco e Praia das Fontes, a pedida deste Carnaval serão os paredões de som, que atraem uma multidão de foliões. Várias casas na região estão sendo disponibilizadas para locação durante o período.


8. Aquiraz: Neste município, as opções para quem quer curtir a folia são as praias de Iguape e Prainha, com apresentação de duas bandas por noite em cada uma. Há, ainda, os tradicionais blocos carnavalescos da Praia do Presídio, promovidos pela população local.


9. Quixeré: Neste município da região jaguaribana, a festa será garantida pelas bandas Abadala, Pegada Black, Forró do Balançado, Forró do Sheriff e Flash Dance. Esta última trará ao público músicas que foram sucesso em outras décadas.


10. Paracuru: Quem estiver na cidade poderá aproveitar a folia em dois locais: a Praça do Farol, a partir das 15h, e a Praça de Eventos, a partir das 20h. Diante da crise hídrica, o município não contratou bandas, mas a festa será garantida por meio de equipamentos de som. Haverá, ainda, tradicional desfile de blocos.


11. Cascavel: A pedida para quem for curtir o Carnaval em Cascavel é aproveitar as belezas naturais da cidade, com as praias da Caponga, Barra Nova e Águas Belas. À noite, há opção de bailes carnavalescos ao som de marchinhas, frevo e samba, na praça da Igreja Matriz.


12. Jaguaruana: A cidade promete realizar a maior folia da região jaguaribana, levando diversas atrações à Praça Adolfo Caminha da Rocha, de sexta até terça-feira. O "Carnaruana" terá diversas atrações, entre as quais: Sunsamba, Timbaleira, Samira, Xexéu (ex-Timbalada) e Axé Beat.


13. Camocim: O Carnaval em Camocim foi reduzido em 50%, gerando grande economia aos cofres públicos. Ainda assim, haverá diversas atrações na cidade: Selva Branca, Luís Marcelo e Gabriel, Ítalo e Renno, Cobra Criada, Ivo Brown, Oito7Nove4, Forró Meu Anjo, Frennesy, Forró Misturado, Karine Mitre, Banda Mistura, Forró Esquenta e Banda Fanfarra.


14. Várzea Alegre: A cidade será a única da região Centro-Sul a promover Carnaval. Neste ano, os festejos serão realizados pela iniciativa privada, sendo cobrada taxa de R$ 5 para acessar o espaço. Haverá shows com as bandas Prabalá, Forró 100%, Axé Meu Rei, Forró Real e Beto Barbosa, entre outras.


15. São Benedito: O município da Serra da Ibiapaba realizará festa a partir de sábado, no calçadão do Espaço do Povo. Estão confirmadas as atrações: Nana Chica, Karine Mitre, Pé de Ouro, Banana Boa (Bahia), Forró de Paredão, Afoxé, Marcelo Serra e Psiu.


16. Acaraú: Nesta cidade, a folia será na Praça do Centenário, a partir de sexta-feira (13). O evento será particular, com ingresso custando R$ 100 para os cinco dias. Entre as atrações, estão: Simone e Simaria, Matheus Fernandes, Real Elétrico, Prabalá e Oito7Nove4.


17. Mauriti: Quatro noites animarão o Carnaval no município de Mauriti, na região do Cariri. A festa, que será realizada de 14 a 17 de fevereiro, terá como quartel-general a Avenida Buriti Grande, no Centro da cidade, e será animada pelas bandas Requebrança, Forró Esticado, Forró do Movimento, Solteirões, Uz Garotos, Pegado, Flávio e Pizada Quente e o DJ Cid Mix. O Carnaval deste ano será totalmente custeado pela iniciativa privada, por meio de parceria com a Prefeitura.


18. Ipu: No município de Ipu, a festa está confirmada pela Prefeitura e tem como ponto de encontro a Praça da Estação. No local, haverá apresentação de bandas locais, regionais e da Bahia. Diferentemente de anos anteriores, o tradicional trio elétrico foi substituído pelo palco.


19. Fortim: No município do Litoral Leste, a Prefeitura garantiu a realização da festa, que ganhou o nome de "Carnaval do Novo Sol". A Secretaria de Turismo local trabalha para acertar os últimos detalhes da contratação das bandas que farão a folia da população.


20. Granja: Este município fechou a programação com Axé Beat, É o Cheffe e Swing do Paredão no sábado; Swing do Paredão, As coleguinhas e Karine Mitre, no Domingo; Forró da Diretoria, Forró Real e Forró Misturado, na segunda; e Swing do Paredão, Xé Pop e Frennesy, na terça.






Fonte: Regional – Diário do Nordeste (07/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário