quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Aracati: Receptivo mais qualificado

Turistas que vêm ao Ceará deverão contar com um receptivo ainda mais qualificado a partir deste ano. Por meio de convênio com o Senac e o Sebrae, o Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará, o Sindegtur-CE, está com uma proposta de formação e requalificação contínua desses profissionais.


De acordo com o presidente da entidade, Flávio Alvarenga da Silva, a ideia é promover palestras com dermatologistas e com o Corpo de Bombeiros, por exemplo, no sentido de prestar um serviço mais avançado ao visitante, indo além, portanto, de revelar as belezas do Ceará. "Com essas palestras, pretendemos capacitar os nossos guias sobre os cuidados que se deve ter com o sol, facilitando a orientação ao turista, assim como técnicas de salvamento no mar. Isto dará mais segurança e conforto aos nossos visitantes", explica.


Atualmente, cerca de 400 guias de turismo são filiados ao Sindegtur e trabalham no Estado. Conforme Alvarenga, 340 deles estão lotados em Fortaleza e outros 60 na região do Cariri. Para ser um profissional da área, conta, o interessado deve participar de um curso no Senac, com no mínimo 800 horas/aula. São dois estágios até a formação. Primeiro, o candidato forma-se como guia regional e depois com abrangência nacional, atuando em parceria com guias regionais em estados.


Roteiros diferenciados


E não só de belas praias vive um guia de turismo no Ceará. Conforme o presidente do Sindicato, existem roteiros montados para as serras, como Guaramiranga, Tianguá e Viçosa, assim como para municípios de grande importância histórica. "Redenção é um deles, onde há o Museu do Negro Liberto; Aracati, com forte apelo arquitetônico; e também o caminho do algodão, que envolve Quixadá e Quixeramobim, cidades que viveram grande apogeu econômico", afirma.






Fonte: Caderno TUR – Diário do Nordeste (05/ 02/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário