segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

TDS licita construção do Centro de Rendeiras do Aquiraz

A construção acontecerá no prazo de seis meses, no maior polo de produção artesanal do Ceará
Maquete eletrônica de simulação do Centro das Rendeiras de Aquiraz

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) licita amanhã, a obra do Centro das Rendeiras de Aquiraz. A construção acontecerá no maior polo de produção artesanal de renda de bilro do Ceará. A unidade apresentará uma área total de cerca de 1.000m², divididos em dois pavimentos. A licitação será coordenada pelaComissão Central de Concorrências (CCC), da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Cada box terá cerca de 10m². O Centro das Rendeiras de Aquiraz terá o total de 41 boxes, 38 deles serão destinados para rendeiras e outros3 para alimentação regional. 

O prazo previsto para a realização do projeto é de seis meses, após a ordem de serviço. Este é o segundo centro de apoio à produção e comercialização de artesanato de renda construído pela STDS, sob a gestão do secretário Josbertini Clementino.

“É mais um centro que chega para cumprir a missão de valorizar as artesãs e suas famílias, escopo principal das políticas públicas do artesanato do Estado. Além de modernizar a área, esta nova unidade vai promover a cultura e o turismo e incentivar a geração e emprego e renda no litoral leste cearense”, destaca Josbertini.

Em fevereiro do ano passado, a STDS inaugurou no Iguape, o Centro das Rendeiras Miriam Porto Mota. Construído em formato de navio ancorado à praia, em homenagem aos pescadores cearenses, o equipamento tem 3 pavimentos, sendo dois destinados aos boxes de produção, exposição e venda do artesanato, para cada uma das rendeiras.

Atualmente o Ceará conta com cerca de 100 mil artesãos, dos quais 42 mil estão cadastrados na Central de Artesanato do Ceará. A Ceart tem como objetivo fortalecer o setor, promovendo e ampliando as oportunidades de comercialização e capacitação dos artesãos pertencentes a grupos produtivos e entidades artesanais do Estado. 




Fonte: Cidade (Online) – Diário do Nordeste (19/ 01/ 15) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário