terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Icapuí: Dedé Teixeira será o novo Secretário de Desenvolvimento Agrário

Francisco José Teixeira, ou Dedé Teixeira, como é conhecido, nasceu em 3 de julho de 1962 em Icapuí, então distrito de Aracati, Ceará. Filho de José Teixeira da Rocha e Maria Idélia Teixeira, estudou nos colégios Marista de Aracati, e Farias Brito, de Fortaleza, antes de cursar e concluir o Curso de Geologia na Universidade Federal do Ceará.
Em 1982, engajou-se no movimento de emancipação política de Icapuí, o que ocorreu em 1984. Formado pela Escola de Governantes do Ceará, Dedé Teixeira exerceu o cargo de Secretário de Comunicação e Turismo em 1987, na primeira gestão José Airton na prefeitura de Icapuí.


Eleito prefeito do município em 1988, Dedé destacou-se como Secretário Executivo da então Amece, hoje Associação de Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). Voltou ao cargo de prefeito em outras duas gestões (1997-2000 e 2001-2004)


Nas suas atuações à frente da prefeitura de Icapuí, Dedé Teixeira implantou uma nova cultura política no município. Respeitou e dignificou os valores existentes, colocando o indivíduo e a comunidade no centro das decisões. O exemplo mais forte desses novos tempos foi a implementação do Orçamento Participativo, onde na prática a gestão municipal pôde reverter clientelismos e privilégios, romper comportamentos políticos arraigados, envolvendo segmentos da população que sempre estiveram à margem das decisões político-administrativas.


A cultura recebeu olhar especial, culminando com a realização dos Acampamentos da Juventude. O reconhecimento aos excelentes resultados à frente da prefeitura veio através de vários prêmios e inúmeros convites para falar da experiência positiva e dos projetos inovadores da gestão pública em cidades do Brasil e do exterior:
1991 Icapuí recebe do Unicef o Prêmio 'Criança, Paz e Educação', por ter conseguido colocar todas as crianças na escola.
1992 Prêmio 'Mérito à Ética Política', concedido pelo Centro Industrial do Ceará (CIC).
1999 Prêmio Projeto Luz, concedido pela JICA (Agência de Cooperação do Japão).
2000 Secretaria de Turismo Qualificação Profissional para Geração de Trabalho e Renda Fundação Getúlio Vargas (FGV)
2000 Prêmio Município Amigo da Criança OPAS e Conasems
2000 Conquista o Selo Unicef 1ª Edição
2000 Prêmio Fundação ABRINQ, Prefeito Amigo da Criança
2000/2001 Prêmio Cobertura 100% do Programa de Saúde da Família, outorgado pelo Governo do Estado do Ceará
2001 Dia Feliz Programa de Gestão Pública e Cidadania FGV
2002 Conquista o Selo Unicef 2ª Edição
2002 Prêmio 'Bumba-Meu-Boi', concedido pela Revista Fácil

Nordeste

2002 Prêmio 'Melhores Prefeitos do Ceará', único município cearense consagrado em 15 edições


A repercussão do trabalho de Dedé Teixeira em Icapuí rendeu projeção internacional, como viagem a Cuba em 1990, com delegação de prefeitos do Ceará. Em 1995, participou em Haia, na Holanda, do Congresso Mundial de Municípios, com delegação de prefeitos cearenses. No ano de 1997, esteve na Colômbia, voltando novamente a Cuba em 1999, a convite do Ministério da Agricultura do Brasil, para estabelecer relações com o ministério da pesca cubano. Apresentou em Quebec, Canadá, em 2000, trabalhos no 3° Congresso dos Municípios Saudáveis das Américas, onde foi convidado a integrar o Conselho Internacional de Saúde, após apresentar a experiência de Saúde desenvolvida em Icapuí. Foi à França em 2000, a fim de estabelecer parcerias com ONGs francesas e da União Européia. Lá, visitou experiências na área de habitação, para trazer o modelo francês e captar recursos para desenvolver os problemas de habitação em Icapuí. Já em Boston (EUA, 2001), participou do Seminário Internacional de Pesca. No Brasil, visitou várias cidades para mostrar a experiência positiva da gestão pública de Icapuí.


Por seu desempenho à frente da Prefeitura de Icapuí e relacionamento pessoal com o presidente Lula, Dedé Teixeira integrou a assessoria da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), vinculada à Presidência da República, por mais de um ano, entre 2005 e 2006. Na Seap, ajudou a rearticular a política de pesca no Norte e Nordeste do Brasil. Além do trabalho de recadastramento dos pescadores das duas regiões, foram executados programas de infra-estrutura da pesca visando à diminuição da carência no setor, gerada por trinta anos de falta de investimentos. Ainda durante a sua passagem pela Seap, foram reestruturados três terminais pesqueiros no Ceará: em Icapuí, em Beberibe (Parajuru) e em Itarema (Torrões). Encaminhou reforma dos terminais de Barra Nova, em Cascavel, e de Acaraú, assim como articulou a construção do terminal pesqueiro de Camocim. Além disso, o Governo Federal investiu na alfabetização dos pescadores e em capacitação para que eles pudessem se dedicar também à aqüicultura, criação de peixes em açudes públicos.

E ontem (29/ 12/ 14) foi anunciado pelo governador eleito Camilo Santana, como o novo Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário