domingo, 28 de dezembro de 2014

Cascavel: Novas perspectivas para a Associação dos Moradores do Povoado do Balbino (AMPB)

Por Ricardo Costa, da Redação.

A Associação dos Moradores do Povoado do Balbino (AMPB) reuniu-se neste sábado (27) ‪‎com jovens da comunidade de Balbino, ‪ ICMBio e o amigo Professor Mardineuson Sena para tratar sobre o rumo da comunidade a partir de 2015. Na ocasião o professor Mardineuson apresentou o edital de chamamento publico do Ministério Publico do Ceará. Um dos temas que foi discutido foi questão ‪ambiental e a criação do ‪MUSEU DA JANGADA.





Mas, o foco mesmo foi às atividades de educação ambiental, na busca do resgate cultural de tradições, musicas, danças, arte, artesanato e outros elementos do modo de vida das pessoas do lugar.

A globalização e os comportamentos de homogeneização têm engolido pessoas e lugares... Se não há resistências, tudo se autodestruirá com o tempo e essas pessoas e seus modos de vida, perderão o que são: sua identidade.

Precisamos construir resistências

Fortalecer a vida e a luta das comunidades, preservando o ambiente em que vivem, respeitando os recursos da natureza e sua cultura, seu modo de vida. Isso não pode se perder... somos frágeis... Afirma o Professor Mardineuson Sena.

Possibilidade

O dialogo do encontro, foi pra construir uma possibilidade importante de ações e estruturas na área ambiental envolvendo cidadania, preservação e recuperação de áreas naturais, o resgate da cultura, como a dança do côco, gerar renda e trabalho com atividades da socioeconômia solidária e cuidar das pessoas com foco na juventude e nas crianças. Tudo isso a partir de uma educação popular e participativa, construindo as possibilidades da sustentabilidade.

Tudo isso construído com sonhos e muitas mãos. Para que a APA do Balbino volte a discutir e a pensar em perspectivas de sustentabilidade.


Colaboraram com a matéria: Nazareno Almeida e Mardineuson Sena.

2 comentários:

  1. Gratidão à Revista do Litoral Leste, e bom saber que as ações e pensamentos sustentáveis tem espaço no Blog!
    O que acontece no Balbino prima pelo respeito ao ser humano e ao espaço geografico em que vivem. Isso precisa ser mantido! SE nós não sabemos o que somos, o outro pode nos tornar qualquer coisa.
    Abcs de luz e que os bons processos se fortaleçam...
    Mardineuson Sena - Terapeuta Holístico / Assessor comunitário

    ResponderExcluir