domingo, 28 de dezembro de 2014

Aquiraz: Treinamento busca unir casais através do autoconhecimento

O encontro Relacionar Consciente, realizado entre os dias 20 e 25 de janeiro em Aquiraz, pretende transmitir aos casais mais maturidade e mais amizade através de meditação e autoconhecimento
Após anos de estudo em terapia para relacionamentos, o norte-americano Talib Fisher afirma que o ser humano não nasceu com a habilidade para viver um amor maduro, pois é necessário aprender e vivenciar no cotidiano. Para fortalecer o relacionamento de casais por meio do autoconhecimento, ele e sua esposa, a brasileira Shubhaa, realizarão o treinamento Relacionar Consciente, no Centro de Meditação Osheanic, localizado em Aquiraz, entre os dias 20 e 25 de janeiro.


Há oito anos trabalhando essa temática com a esposa, Talib acredita que a falta de comunicação é a barreira mais comum entre os casais. “Eu trago todas as bagagens que vivenciei nos meus antigos relacionamentos. Por isso, é comum alimentar expectativas e comparações. É importante saber que o novo amor é uma nova história a ser construída, mas, por medo de perder ou machucar, escondemos nossos sentimentos, usamos máscaras, e isso desgasta”, lembra.


“O brasileiro possui uma cultura na qual a emoção é bastante trabalhada e os sentimentos que vêm do coração são valorizados”, comenta Talib. E completa classificando o Brasil como um país atuante na meditação e na busca pelo autoconhecimento. O terapeuta destaca que, independente da nacionalidade, ainda é difícil para os casais lidarem com as expectativas e frustrações da convivência.


Insatisfação

Relacionamentos duradouros convivem com crises de ciúmes e no sexo. O americano diz que é frequente ouvir de casais a insatisfação nas relações sexuais e receio de demonstrar o que sente. “Pessoas permanecem num relacionamento para agradar o outro e esquecem de cuidar delas mesmas. Deve existir diálogo, confiança, mas isso só vem com o tempo”. Talib destaca que a nova geração sofre mais pois é estimulada desde cedo à prática sexual - e não estar enquadrado nesse perfil gera uma angústia na relação.


Talib também comenta que os dispositivos móveis contribuem para o afastamento dos casais. “Com o avanço da tecnologia é comum ver que as pessoas estão mais concentradas num objeto do que nos problemas do companheiro”. Ele diz que essa dispersão é causada por um fator fisiológico. “Quando eu olho para o meu celular eu ativo uma parte do meu cérebro que me desconecta do meu corpo, é como se eu estivesse ativado apenas para a fantasia, nos impedindo de perceber o outro”.


O casal Marianna Bittencourt e Duilio Bianchi Filho já participou do treinamento há dois anos. Eles garantem que a meditação é fundamental para se reconhecer e perceber o outro. “É um benefício que vai além do relacionamento entre marido e mulher, você consegue ter mais autonomia e se relacionar melhor com familiares e no trabalho”, ressalta Duilio. Marianna afirma que “você adquire ferramentas para não ter tantas expectativas no parceiro. Você aprende a resolver os seus problemas só, percebe que pode ser dono de si”.

Serviço
Relacionar Consciente
Quando: 20 a 25 de janeiro

Onde: Centro de Meditação Osheanic (avenida 13 de fevereiro, 3059 - Prainha, Aquiraz)
Outras informações: (85) 9741 1444/ (85) 9739 3200


Fonte: Cotidiano – Jornal Opovo (28/ 12/ 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário