quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Atenção Litoral Leste (I): Professor cearense é o 1º médico otorrinolaringologista do Brasil a ensinar em Harvard

O otorrinolaringologista João Flávio Nogueira irá ministrar um curso na Universidade de Harvard sobre a nova técnica de cirurgia endoscópica
Uma técnica de cirurgia endoscópica desenvolvida por médicos cearenses está ganhando notoriedade no mundo. Um dos desenvolvedores do método, o otorrinolaringologista e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece),João Flávio Nogueira, levará a pesquisa cearense para a Universidade de Harvard, nos Estados. Esta é a primeira vez que um otorrinolaringologista do Brasil dará aulas na universidade norte americana.
A técnica foi desenvolvida a partir de outra já existente. Enquanto o método cirúrgico tradicional consiste em operações com o auxílio do microscópio, o novo substitui este aparelho por um endoscópio, permitindo melhor visão da operação sem ser tão invasiva.
Embora o primeiro seja eficiente, o médico explica que algumas regiões não podem ser acessadas pelo aparelho, assim é necessário um corte maior e, consequentemente, maior remoção de tecidos, o que se tornou desnecessário com o novo procedimento.

Desenvolvimento no Ceará

A técnica foi desenvolvida no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), sendo este o único centro de treinamento do país e conta com uma equipe de aproximadamente 10 otorrinos especializados na técnica. Por conta disso, médicos de várias partes do mundo tem procurado o hospital para conhecer o trabalho. “Vem gente de fora para aprender aqui e disseminar em outros estados. É o único serviço de residência médica que oferece esse treinamento no brasil, por enquanto”, comenta Flávio Nogueira.
O próprio João Nogueira viajou recentemente para outros países a fim de divulgar a técnica. Agora, o próximo destino será a Universidade de Harvard, instituição americana classificada entre as mais prestigiadas do mundo, para ministrar um curso sobre a técnica cirúrgica desenvolvida. Ele será o primeiro otorrinolaringologista brasileiro a dar aula na instituição.

Inovação

O médico explica que, com esta nova técnica, o próprio condutor do ouvido é usado para fazer as cirurgias, por isso o procedimento torna-se menos invasivo. Como resultado, o processo pós-operatório será menos dolorido para o paciente, de modo que não existe mais a necessidade de tomar muitos medicamentos. Outro aspecto positivo é a diminuição de tempo dos pacientes em hospitais, que consequentemente reduz os gastos públicos com saúde.
Segundo Nogueira,  essa técnica irá democratizar a cirurgia, visto que o endoscópio, aparelho utilizado por várias especialidades, é encontrado com maior facilidade nos hospitais do que o microscópio. Além disso ela também pode ser utilizada para todos os tipos de cirurgias, desde os casos de infecciosas, reconstrução de audição, remover tumores e outras doenças que tem tanto na orelha interna quanto externa.

Respeito internacional

O otorrinolaringologista diz que a medicina brasileira é bastante respeitada em diversas especialidades e este curso é mais uma forma de “mostrar a excelência da medicina daqui e continuar o trabalho de grandes especialistas brasileiros”, além de difundir a nova técnica.

Curso

Além do cearense, o curso vai ter a participação do médico Danuiel Lee da própria Universidade Harvard, do canadense David Pophier, e do médico Muaaz Tarabichi, dos Emirados Árabes. Um fato interessente é que ele será ministrado no Joseph B. Nadol, Jr., M.D., Surgical Training Laboratory, um dos melhores laboratórios do mundo, destinado ao tipo de ensino mais moderno. As aulas acontecerão de 31 de março a 02 de abril de 2014 e será compostas por palestras, mesas-redondas e sessões práticas “hands-on” no laboratório de dissecação anatômica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário