segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Aracati: Regata na Praia de Quixaba movimenta Litoral Leste

Com o evento, a comunidade entra no calendário do esporte náutico no município, já tradicional na área


Aracati. Nem o sol forte ou a maré alta fizeram com que os mestres das embarcações se lançassem ao mar para cumprir o percurso da primeira regata de jangadas e paquetes na paradisíaca praia de Quixaba, no Litoral Leste do Estado. A competição reuniu participantes de quatro comunidades de pescadores da região, em um trajeto emocionante em alto mar. Contou com o apoio da TV Diário.
Jangadas enfrentaram ondas fortes na largada das provas ontem de manhã fotos: ellen freitas

Quixaba agora entra para o circuito do esporte náutico em Aracati, famoso por realizar muitos destes eventos. Pelo menos é o que assegura o organizador da regata, Odilon Falcão, ao garantir que toda a comunidade irá trabalhar para realização das próximas edições. O grupo "Todos unidos por uma nova Quixaba", do qual é integrante juntamente com mais 20 pessoas, naturais da comunidade, tem o objetivo de realizar ações para valorização dos moradores do lugar, como também fomentar o turismo local com apoio de parceiros.

"A comunidade já via a necessidade de realizar um evento como esse. Quixaba é uma das praias que não realizava regatas, então começamos a pensar na importância que isso trás para os moradores, no estímulo que isso trás para o nosso povo".

O evento reuniu o público esperado, segundo avaliou Falcão. Cerca de cinco mil pessoas lotaram as barracas de praia para acompanhar a competição. Na noite anterior a comunidade foi homenageada, com apresentações artísticas de crianças, que exibiram para os visitantes danças típicas, como a dança do coco e da caninha verde, tão populares na comunidade.

"O nosso principal objetivo foi alcançado, a participação da comunidade foi muito positiva, todos contribuíram para a realização desse projeto", ressaltou Falcão. Já durante o dia os pescadores e visitantes foram recebidos com café da manhã, às 8 horas. Em seguida, o movimento teve continuidade na praia, com os preparativos para a largada. A competição foi organizada em duas baterias. A primeira foi dada para os paquetes pequenos e médios. As embarcações tiveram muita dificuldades na saída, já que o mar estava bastante agitado. "Eles vão ter que girar muito o mastro pra não perder o controle. Vão ter que usar de muita força", observou o pescador e ajudante de mestre, José Pereira da Silva.

Mas a força não foi o bastante já que, na primeira largada, uma das embarcações virou e foi logo resgatada pelo barco de apoio da organização. Para segurança estavam presentes marinheiros da agência da Capitania dos Portos em Aracati e os bombeiros, com apoio de guarda-vidas.

Baterias

Por volta de meio dia, as jangada foram lançadas ao mar para o início da segunda bateria. Os vencedores das duas categorias, após a competição, receberam premiação em dinheiro e troféus. Porém, o momento representa lazer e integração para os pescadores, que vieram de vilas vizinhas para participarem da regata. O pescador Ivan Correia de Lima veio da Prainha de Canto Verde só para participar da regata. "Já perdi foi a conta de quantas eu já participei", conta. Ele ganhou algumas, perdeu outras, mas, segundo destacou, o momento de confraternização entre as comunidades de pescadores é a maior recompensa.

"Eu venho muito aqui, tenho até família aqui, então todo mundo vem, participa , brinca, é muito bom para nós", disse Correia.

Além de cumprir o papel social, o projeto da regata tem como principal objetivo integrar a comunidade para a realização de ações que desenvolvam a cultura, o turismo e economia local. Um dos grandes entusiastas e colaboradores de projetos e eventos na Praia de Quixaba é o engenheiro agrônomo e presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Ceará, Paulo de Tarso Meyer.

Para o engenheiro, a ação mais importante das organizações comunitárias deverá ser o trabalho com o público jovem, para que aprendam a valorizar e a preservar a comunidade.

"Como parceiros que somos das ações aqui em Quixaba, já estamos articulando junto com associações locais a realização de cursos de capacitação para jovens, que possam ter a presença de engenheiros agrônomos para orientação de como preservar e cuidar da praia e da comunidade como um todo", afirmou Meyer. A comunidade de Quixaba já é reconhecida pela realização da encenação da Paixão de Cristo, no período da Semana Santa e também o Festival do Camarão que, neste ano, já chegou a sua quarta edição.

Para o presidente da Associação de Pescadores de Quixaba, Adeirton Rodrigues da Silva, a regata é um dos primeiros passos para o desenvolvimento do turismo local. "A comunidade já passou por muitas dificuldades, agora estamos nos unindo para um novo momento que estamos vivendo", comemora.

Quixaba é uma comunidade pesqueira de Aracati e tem pouco mais de 3.500 famílias. A pesca artesanal do camarão é a principal fonte de renda para as famílias moradoras.

ENQUETE

O que o evento traz de positivo para a região?

"Nossa meta é unir a comunidade para desenvolvermos nossa economia, valorizando nossa cultura, além de, em breve, estarmos no principal calendário de eventos do município"

Odilon Falcão
Organizador

"É momento de lazer para todos nós. Todo mundo acaba participando, vem gente de outras vilas e tem também a chance da gente ganhar um prêmio fazendo o que gostamos"

Ivan Correia de Lima
Pescador


ELLEN FREITAS

COLABORADORA 


Nenhum comentário:

Postar um comentário