sábado, 28 de setembro de 2013

Aracati: Quixaba promove I Regata

A comunidade de Quixaba, no município de Aracati, realizará neste domingo a I Regata de Jangadas e Paquetes. O momento tem o intuito de destacar a cultura e movimentar o turismo na região. A programação já começa hoje com apresentações artísticas e culturais. O evento é uma realização da comunidade e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Aracati e TV Diário.
Quixaba, conhecida como ´Terra da Paixão´, vem ganhando destaque no Litoral Leste pelas suas belezas naturais e receptividade dos nativos

A comunidade de 3.600 habitantes já é conhecida por encenar, todos os anos, o espetáculo da Paixão de Cristo, daí a fama de "Terra da Paixão", que todos os anos mobiliza toda a comunidade e atrai turistas de outras regiões. Quixaba também é a terra do camarão, fonte de trabalho e renda dos moradores locais.

O crustáceo é tão especial para comunidade que ganhou um evento próprio, que neste ano foi realizado no primeiro fim de semana de agosto. O Festival do Camarão, que chegou a sua 4ª edição, dá um destaque especial para gastronomia local, estimulando a participação de cozinheiras locais na preparação de pratos especiais.

Beleza

As areias brancas e as falésias dão a Quixaba uma beleza paradisíaca para bem busca descanso e sossego. O mar também é frequentado por praticantes de Kitesurf, que colorem o céu de Quixaba com as pipas coloridas.

Quixaba vem ganhando destaque no Litoral Leste pelas suas belezas naturais e receptividade dos nativos. A I Regata de Jangadas e Paquetes vem estimular ainda mais o turismo local.

A programação tem início hoje, com várias apresentações artísticas e musicais gratuitas. Dentre as atrações que irão se apresentar na Praça Nossa Senhora Aparecida, palco dos demais eventos realizado na localidade, estão confirmadas exibições de grupos de dança de coco, caninha verde, capoeira, caratê e Bumba-meu-boi, além de bandas locais.

Já a movimentação no domingo começa bem cedo, por volta das 8 horas, na praça, com café da manhã para os pescadores e visitantes. Porém, é na praia, a partir das 10 horas, que acontece o ponto alto do evento, com a realização da regata. Cerca de 100 embarcações são esperadas para a competição.

A primeira largada envolve as jangadas. Em seguida os paquetes vão ao mar, nas categorias paquete e paquete pequeno. Após a competição os quatro primeiros colocados de cada categoria da competição receberão premiação em dinheiro e também troféus.

As praias de Aracati são conhecidas em todo o Litoral Leste pela realização de competições náuticas, como as populares regatas. Somente Quixaba ainda não havia entrado no calendário esportivo. Segundo o organizador do evento, Odilon Falcão, a iniciativa partiu da própria comunidade, visando movimentar a praia e consequentemente atrair mais turistas para o local.

"Nossa comunidade vive somente da pesca artesanal e da pesca do camarão, então tínhamos a necessidade de movimentar a nossa praia. Essa é a primeira regata, que já fará parte dos eventos da comunidade", afirmou Falcão.

O organizador disse ainda que, excepcionalmente neste ano, o evento será realizado em setembro. A partir do ano que vem a data será dia 21 de abril, data em que os moradores comemoram o aniversário de Quixaba, que em 2014 completará 102 anos. A estimativa de público segundo o organizador é que circulem por Quixaba em torno de cinco a sete mil pessoas. O evento no domingo se estenderá até por volta das 15 horas.

Mais informações

I Regata de Jangadas e Paquetes da Praia de Quixaba, em Aracati
Hoje, a partir das 10h
Organizador, Odilon Falcão
(85)9905.5040 / (88)9669.2418
ELLEN FREITAS
COLABORADORA


Nenhum comentário:

Postar um comentário