quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Concurso Público da Prefeitura de Icapuí: Uma Conquista Histórica

Foi concluído neste domingo 29/09 a 1ª fase do Concurso Público da Prefeitura de Icapuí, com provas para nível alfabetizado, médio e superior.  O certame contou com mais de 10 mil inscritos e entra para a história como o maior já realizado em Icapuí.
Há quase 15 anos não se realizava concurso para professor, e para os demais cargos já passava dos 12 anos, mesmo assim os gestores relutavam em cumprir a lei, visto que mais de 65% dos servidores da prefeitura eram prestadores de serviço.
Desde 2005 o SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ICAPUÍ lutava na Procuradoria Federal e no Ministério Público através de uma ação civil pública transitada e jugada em 2008 para que o certame se efetivasse, mesmo assim o governo municipal fazia vistas grossas para lei e para determinação da justiça.
No primeiro semestre de 2013 o sindicato intensificou campanhas e a cobrança na justiça para que fosse cumprida a sentença, finalmente, depois de muitas idas e vindas o governo municipal se sensibilizou e lançou o edital oportunizando a todos a se credenciarem através do concurso para o serviço público. 
O sindicato dos servidores entende que teve um papel primordial nessa conquista da sociedade icapuiense, mas sabe também que não fez mais do que a obrigação enquanto entidade de vanguarda dos direitos dos servidores e da sociedade em geral.
Os dois últimos certames realizados, tanto pela Câmara como pelo governo municipal, expressam de forma clara o quanto é importante à luta de entidades como o SINDSERPUMI na organização da sociedade para fazer valer os seus direitos.  Ainda falta a realização do certame para o FÓRUM, pois o mesmo também goza da mesma ilegalidade do serviço público em Icapuí, a prestação de serviço.
Vermos os frutos da nossa luta sendo colhidos pela população icapuiense nos fortalece para implementarmos novas bandeiras, dentre estas: a implantação do PCCS dos servidores da atividade meio e saúde que está na eminência de ser encaminhado pelo Poder Executivo Municipal e ser aprovado pela Câmara de Vereadores,  capitalização do ICAPREV e a ELEIÇÃO para diretor de escola, bandeira a ser introduzida na pauta da campanha salarial 2014.
Caminhamos para uma nova fase na história da entidade, visto que no próximo ano o município terá nos seus quadros pelo menos mais 321 novos servidores que juntos aos já existentes, têm o desafio de participar ainda mais desta instituição sindical a fim de oferecer e/ou restabelecer para a população a qualidade dos serviços prestados que um dia fez este município ser reconhecido nacional e internacionalmente.
A atual direção do sindicato continuará sua luta na defesa dos servidores e por melhores dias para o conjunto da nossa população, visto que nossa compreensão vai além da responsabilidade de maximizar a nossa luta a fim de que possamos fazer dela a cada dia um dia melhor para os que habitam essa linda CANOA chamada Icapuí.


Fonte: SIndicapui

Nenhum comentário:

Postar um comentário