quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Prefeitura de Cascavel adere à Paralisação.

Foto: Kyko Barros

Diante do drama enfrentado pelos municípios em razão da crise financeira, e obrigações legais e de final de mandatos, municípios do Ceará acompanham a iniciativa dos municípios de Pernambuco em paralisar seus serviços durante esta semana.
A Prefeitura Municipal de Cascavel adere ao movimento cujo objetivo é alertar e sensibilizar o Governo Federal sobre a situação precária de arrecadação em razão da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e da perda de tributos com a isenção da alíquota da CIDE/Combustíveis, dentre outras medidas que acabaram prejudicando os municípios.
Em Cascavel, o momento de inatividade tem início nesta terça-feira (13) e prossegue até segunda (19). A paralisação não irá influenciar nos serviços essenciais como o atendimento à saúde, escolas e a coleta de lixo que serão mantidos. Demutran e Guarda Municipal também funcionarão normalmente. Já nos setores de Arrecadação e Finanças, o atendimento ao público será das 8h às 12h.
Segundo a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), o clima no municipalismo cearense é de protesto com adesão em massa à paralisação. Nos moldes do que vem ocorrendo em Pernambuco, o movimento conta com apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
As prefeituras têm como principais reivindicações a garantia de celeridade às ações de enfrentamento da seca, uma compensação financeira pelas perdas do FPM, a reposição dos recursos desonerados do Imposto sobre os Produtos Industrializados e da CIDE/Combustíveis destinados aos Municípios, o imediato pagamento dos Restos a Pagar, destinados aos municípios inerentes obras e aquisições de equipamentos que já foram iniciadas e⁄ou adquiridas, a sanção por parte da presidenta Dilma Rousseff, do PLS 2565⁄2012, que trata da redistribuição dos Royalties de petróleo e gás, dentre outros.
Mobilização Municipalista Permanente
O prefeito Décio, que já se encontra em Brasília, faz parte da comitiva de prefeitos e prefeitas, liderada pela Aprece, que participa nesta terça-feira (13), de uma grande mobilização organizada pela Confederação Nacional dos Municípios no Senado. Associações municipalistas e prefeitos de todo o Brasil, irão receber o retorno prometido pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, às reivindicações dos municípios entregues em outubro para análise da Presidente Dilma Rousseff. A partir dessa audiência será decidida a continuidade ou não do movimento de paralisação das prefeituras.
Ao longo do dia 10 de outubro, mais de 1,5 mil gestores municipais estiveram reunidos na Mobilização Municipalista Permanente. Uma comitiva cearense se fez presente no encontro com a participação da presidente da Aprece, Eliene Brasileiro. A reunião, realizada no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, possibilitou a discussão sobre a crise financeira que boa parte dos prefeitos enfrenta. Deputados e senadores estiveram presentes para ouvir as reivindicações.
Na ocasião, a Confederação Nacional dos Municípios apresentou um estudo que comprova a crise. O documento elaborado pela CNM a partir dos resultados do estudo foi aprovado por unanimidade pelos presentes e foi posteriormente entregue à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Dentre os pontos de destaque do documento, a dificuldade para o fechamento das contas das prefeituras foi ressaltado e foi feito um pedido de apoio do Governo Federal.

Fonte: Portal Cascavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário