quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Céu e sons azuis


Em sua quinta edição, o Festival Canoa Blues leva a Canoa Quebrada atrações como Big Gilson e Paulo Meyer

Se praia já é um negócio bacana, praia e boa música nem se fala. Ou vice-versa. 

Praia de Canoa Quebrada, em Aracati: cenário para festival de blues que acontece de sexta a domingo

Talvez por isso o Festival Canoa Blues siga ininterrupto na programação cultural do Estado, com a quinta edição marcada para amanhã, sábado e domingo, na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, a 150 quilômetros de Fortaleza.

Na lista de atrações, artistas de vertentes diversas como Big Gilson (RJ), Os Harmônicos (SP) e Paulo Meyer & The Thunderheads (SP), além dos cearenses Allyson dos Anjos e De Blues em Quando. 

As apresentações acontecem no Polo de Lazer de Canoa Quebrada e na Barraca Chega Mais.

O músico Big Gilson (RJ): estilo próximo ao blues texano

A programação, totalmente gratuita, inclui ainda atividades de inclusão social promovidas em parceria com organizações não-governamentais de Canoa Quebrada. Segundo o curador do Festival, o jornalista Roberto Maciel, a seleção de artistas para o evento é orientada pela diversidade de estilos. "Procuramos nomes que contemplem diferentes tendências do blues, para não ficar uniforme demais. Assim, o evento apresenta ao público várias leituras do gênero", explica Maciel.

"Temos na programação, por exemplo, o gaitista e cantor Paulo Meyer, que tem uma pegada próxima ao blues californiano, à uma tendência que agora está sendo retomada, da surf music. Já o guitarrista Big Gilson desenvolve um trabalho mais no estilo do blues do Texas, de mestres como Stevie Ray, Johnny Winter", compara Maciel.

Big Gilson se apresenta no primeiro dia do Festival (16), com o cearense Alysson dos Anjos. "Ele tem influência de clássicos como Robert Johnson ou mesmo Jimi Hendrix", aponta o curador sobre o jovem. O encerramento fica por conta de Paulo Meyer, acompanhado da banda Thunderheads.



Paulo Meyer & The Thunderheads


Antes, no dia 17, fazem shows as bandas De Blues em Quando, do Ceará, e Os Harmônicos, de São Paulo. "A De Blues em Quando já é bastante conhecida no cenário local. Atualmente, o gaitista e frontman Diogo Farias está começando a fazendo incursões pelo West Coast, um estilo bem suingado de tocar", adianta Maciel.


"Por fim, temos os Harmônicos, grupo com três gaitistas, que foca na influência do instrumento para o blues", contabiliza o curador. Segundo Roberto Maciel, a ideia é fazer do Canoa Blues um grande panorama, no sentido de contribuir para a formação de plateia.

"É interessante fazer com que as pessoas conheçam as diferentes vertentes e a dimensão do blues. Trata-se da raiz de boa parte da música pop ocidental, que influenciou desde os Beatles até Chico Buarque. É a base do rock. Mas nem sempre as pessoas compreendem isso", explica o curador.

Para Maciel, um público informado e crítico é o maior motor de um artistas, pois o obriga a construir um trabalho de qualidade e a se aprimorar. "O músico vai se esforçar no sentido de atender a essas exigências", observa Maciel.

Em 2011, o Canoa Blues trouxe ao Ceará os norte-americanos Peter "Madcat" Ruth e Tia Carroll, grandes nomes do gênero. Neste ano, não haverá atrações internacionais. "Assim como em outros anos, privilegiamos músicos e bandas nacionais. Em alguns momentos houve participação de artistas estrangeiros, mas esse não é um compromisso do evento. O que não significa que não possa acontecer em edições futuras", esclarece Maciel.

Além das apresentações musicais, o V Festival de Canoa Blues promove atividades de formação e de inclusão social. Neste ano, a bailarina Juliana Longuinho (RJ) vai ministrar uma oficina de dança para crianças, em parceria com a ONG Canoa Criança.

Haverá ainda curso de produção de sabonetes, tendo em vista a demanda de hotéis, pousadas e restaurantes da localidade por esse tipo de produto. "Há sempre a preocupação em oferecer um retorno à comunidade", resume Maciel.







Programação


Amanhã (16)

Allyson Dos Anjos e Big Gilson

Às 22h, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada

Sábado (17)

De Blues em Quando e Os Harmônicos

Às 22h, no Polo de Lazer de Canoa Quebrada

Domingo (18)

Paulo Meyer & The Thunderheads

Às 12h, na Barraca Chega Mais (Rua Dragão Mar, s/n - Centro)

Mais informações

Festival Canoa Blues. Dias 16, 17 e 18 de novembro, em Canoa Quebrada (Aracati). Gratuito. http://canoablues.com.br/

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER 

Nenhum comentário:

Postar um comentário