sexta-feira, 16 de novembro de 2012

FUNDEB deixa Cascavel no Vermelho


Por Deoclécio Galvão, de Cascavel - CE


O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) deverá crescerá abaixo do esperado pelos municípios. Os municípios almejavam um crescimento de 6,6%, no entanto, o fundo crescerá apenas 1,6%.

No Ceará, esse baixo desempenho representa numa queda de receitas superior a R$ 220 milhões, penalizando ainda mais as prefeituras que tiveram diminuídos os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), como é o caso de Cascavel.

No total, são 74 municípios cearenses que tiveram receitas do Fundeb inferior ao ano passado. Esta situação é trágica para os gestores no final do mandato, uma vez que se depararam com um reajuste de 22% no piso salarial do magistério e para os profissionais com contratos temporários, com aumento de 14%, de acordo com o salário mínimo.

Tendo como parâmetros de 2012 os índices do FPM e do ICMS foram 74 os municípios que tiveram crescimento negativo, 97 com crescimento entre zero e 5,5%. Cascavel é o único município do litoral leste que se encontra no vermelho.


Fonte: Diário do Nordeste, Caderno Regional, 16/11/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário