quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Festival da Lagosta começa hoje


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

A cidade de Icapuí recebe, neste fim de semana, centenas de turistas. Muitas pousadas estão lotadas.

Icapuí. A paisagem paradisíaca da Praia de Redonda recebe o VII Festival Gastronômico da Lagosta, realizado durante o fim de semana, neste município. O evento é realizado pela Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur). O festival representa para o setor hoteleiro local um crescimento acima da média, devido ao movimento intenso de turistas de várias regiões. A programação tem início hoje, a partir das 20hs, e vai até domingo, com regata e show na praia. É uma realização da GDTur, com o apoio do Sistema Verdes Mares, Sebrae, BNB, Coelce e do Governo do Estado.


Os visitantes vão poder usufruir de várias opções à base do crustáceo ao valor de R$ 10,00. Serão 14 expositores. Diversos shows vão animar o evento. 

A cidade esta localizada no Litoral Leste, a 210km da Capital cearense. Os 65Km de praia e as belezas naturais deram à cidade visibilidade e atraem cada vez mais turistas. O crescimento do setor hoteleiro contribui para a economia local. Hoje, a população de pouco mais de 17 mil habitantes vive principalmente da pesca da lagosta, sendo destaque nas exportações do Estado. A cidade também é considerada um dos melhores locais para prática do Kite Surf, esporte bastante popular entre moradores.

O Festival, em sua sétima edição, já tem o reconhecimento de todo o Ceará e hoje é um dos principais eventos do Litoral Leste. Com o feriado prolongado, Icapuí é o destino certo para centenas de turistas. Os hotéis e pousadas da região se prepararam com antecedência para receber os visitantes. De acordo com o presidente da GDTur, Geraldo Menezes, o Festival movimenta bastante o setor hoteleiro local, superando as expectativas. "Desde o começo da semana os hotéis daqui da Praia de Redonda, onde vai acontecer o festival, estão com 100% de ocupação, mas nas praias vizinhas ainda há pousadas com vagas", comemora. O público estimado durante os três dias é de cerca de 20 mil pessoas.

Geraldo trabalha no setor hoteleiro há dez anos. Ele conta que foi um dos primeiros a instalar pousada no local. Para ele, a cidade tem grande potencial para o turismo e isso atraiu muitos empresários. "Quando cheguei aqui só tinha uma pousada, hoje temos dez. Se formos estender essa estimativa para todas as praias da cidade, podemos ver como foi grande o crescimento no setor", explica. As praias quase desertas, com dunas e falésias, enchem os olhos dos visitantes, hoje Icapuí possui cerca de dez praias, bastante visitadas em vários períodos do ano.

Cultura

O Festival da Lagosta tem finalidade cultural, segundo os organizadores. A proposta é usar os traços culturais do modo de preparo da lagosta como atrativo para os turistas. Geraldo se lembra das dificuldades no início do projeto e como hoje ele se transformou em um dos principais eventos gastronômicos do Litoral Leste. "No início, o evento tinha cara de quermesse, sem patrocínio algum. A partir da 5ª edição o evento foi profissionalizado. Hoje temos grandes parceiros", comemora.

Para quem visita Icapuí no fim de semana a vasta programação conta vários shows durante os três dias. A abertura acontecerá no salão gastronômico montado na praia, com show da banda de música de Icapuí. Em seguida, haverá a degustação, serão várias poções de pratos à base do crustáceo, num valor de R$10,00 cada. No salão estarão 14 expositores, com pequenos empresários, associados à GRTur. No grande palco o show fica por conta da banda Los Kakos, de Aracati. Só no salão o visitante poderá degustar o melhor da cozinha local a um baixo custo.

Na sexta haverá show com o grupo Samba Maior, de Fortaleza, e com o reggae da banda Dona Lêda. No sábado, o show será da Banda Monomotor, em seguida, Guilherme Arantes sobe ao palco cantando grandes sucessos. No domingo a programação tem início ao meio-dia, com a Regata da Paz. O show de encerramento com a banca Cacimba de Aluá e Banda Base acontecerá após a premiação.

Mais informações:

Geraldo Menezes (GDTur)
Telefone: (88) 3423.3025
http://www.gdtur-icapui.tur.br/
Cidade de Icapuí
Litoral Leste

ELLEN FREITAS
COLABORADORA 
Copilado do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário