sábado, 17 de novembro de 2012

Arte e História: Um diálogo permanente


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.


Escrito por Marciano Ponciano

“O espírito quer renovação e é a própria natureza que nos impele a esse movimento universal. Nela nada está parado.”
(Eliseu Visconti)

O sentido de renovação explícito na epígrafe poderia ser verificado nas ações de uma instituição tão tradicional como costumeiramente somos habituados a conceber o museu? A experiência em arte efetivada, em Aracati, à quase três décadas é prova substancial da relação aparentemente antagônica entre tradição e renovação e de como o IMJ tem se negado à peja de museu-inerte.


Detalhe de obra de José Correia Calixto.

Desde a abertura da primeira exposição de artes, ocorrida no início da década de 1980, até os dias atuais o IMJ mantém esse movimento de renovação e diálogo com a classe artística aracatiense. O salão intitulado Exposição dos Artistas Aracatienses é uma mostra coletiva da mais representativa produção plástica da cidade dos bons ventos. A cidade, sua história, paisagem, gente e memória povoaram e povoam as cores e formas de artistas do valor de Nice Firmeza, Hélio Santos, Edson Virginio, José Correia, Luiz Antônio, Manuel Braga, Gérson Ipirajá, Josué Pereira, Solange Guimarães, Ricardo Freitas, José Batista entre outros. Uma história das artes que se faz memória e objeto de apreciação a todos quantos visitem o museu.

Este constante movimento de renovação torna o IMJ a mais antiga, e indubitavelmente é possível afirmar um dos mais importantes salões de artes plásticas do Vale do Jaguaribe.

Este ano a Exposição dos Artistas Aracatienses, em sua vigésima nona edição, ocorrerá no salão de exposição do Instituto do Museu Jaguaribano de 16 de novembro a 16 de dezembro com entrada franca. Arte e história em eterna renovação.

Informações:
XXIX EXPOSIÇÃO DOS ARTISTAS ARACATIENSES
16 de novembro a 16 de dezembro
Instituto do Museu Jaguaribano
Rua. Cel. Alexanzito, 743. Centro Histórico de Aracati
Entrada Franca
(88) 3421.3396
Compilado deste link
http://www.luacheia.art.br/new/index.php/artes/item/492-arte-e-história-um-diálogo-permanente


Nenhum comentário:

Postar um comentário