sábado, 21 de julho de 2012

Pindoretama em festa com o Festival da Cana-de-açúcar

O evento já entrou para o calendário dos grandes eventos das férias de julho do Estado do Ceará

Uma grande festa popular que gera oportunidades para os pequenos negócios locais. Assim é o Festival da Cana-de-açúcar do município de Pindoretama, no litoral Leste cearense. O evento será realizado de 20 a 22 deste mês, com apoio do Sebrae no Ceará.

Em sua sétima edição, o Pindorecana já entrou para o calendário de eventos das férias de julho e conta com diversas atrações, entre apresentações culturais, shows musicais, feira de artesanato e a tradicional rapadura gigante, que, neste ano, terá 3,8 toneladas, medindo 2,5 metros de largura e 3,8 metros de comprimento.



Criado com o objetivo de valorizar a cultura da cana-de-açúcar e incrementar o fluxo turístico para o município, o Pindorecana integra as principais vocações econômicas da região, o turismo e o agronegócio, envolvendo, ainda, os segmentos do artesanato e da gastronomia.





A rapadura gigante será uma das atrações a serem conferidas pelos visitantes do festival em Pindoretama Foto: Inês matos



De acordo com a analista do escritório do Litoral Leste do Sebrae/CE, Mônica Sabino, o Sebrae está dando início a um trabalho com os proprietários de engenhos de Pindoretama com o objetivo de prepará-los para a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

"Pindoretama fica a cerca de 50 quilômetros de Fortaleza, cidade sede dos jogos, e é dotada de um grande potencial turístico e agronegócio a serem trabalhados por meio do programa Sebrae 2014. Cinco engenhos de pequeno porte já receberam a matriz de competitividade do programa e também deverão receber a visita dos consultores para identificar oportunidades de melhoria dos seus negócios", explica Mônica.

Segundo a Prefeitura de Pindoretama, o município possui cerca de 80 engenhos, que produzem, atualmente, em torno de 1,5 mil tonelada de cana-de-açúcar. A cana processada nos engenhos serve de base para diversos produtos derivados, como a rapadura e o alfenim, elementos típicos da gastronomia cearense.

Os engenhos de cana-de-açúcar, hoje, são considerados cartão-postal de Pindoretama. Nos últimos anos, as edificações se tornaram pontos turísticos do município, sendo visitados por pessoas que viajam pelo litoral Leste do Ceará.

O VII Pindorecana é uma realização da Prefeitura de Pindoretama, com a parceria do Sebrae/CE. Será realizado na Praça da Cidadania, no Centro, sempre a partir das 20 horas.


PROGRMAÇÃO

VII Pindorecana

Dia 20 - Shows com as bandas Forró do Movimento e Alber Som do Forró

Dia 21 - Shows com as bandas Forró Real, Amor Bandido e Forró Mascarado

Dia 22 - Shows com as bandas Forró dos Amigos e Pisadinha do Forró









Nenhum comentário:

Postar um comentário