sexta-feira, 20 de julho de 2012

Juíza de Aracati cria Núcleo de Conciliação


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

A 2ª Vara da Comarca de Aracati terá um Núcleo de Conciliação Permanente, para atender, especialmente, processos referentes a alimentos, divórcio, reconhecimento de união estável, investigação de paternidade, reparação de danos e outras ações de natureza.

A decisão é da juíza titular da vara, Ana Karyena da Silva Freitas, que ressaltou a importância de facilitar a justa e célere composição dos feitos em tramitação na vara.

Para instituir o Núcleo, a magistrada considerou a relevância e a necessidade de organizar e uniformizar os serviços de conciliação, mediação e outros métodos de consensuais de solução de conflitos. A iniciativa tem o objetivo de evitar disparidades de orientação e práticas, bem como para assegurar a boa execução de política pública, respeitadas as especificidades de cada segmento da Justiça.

O Núcleo de Conciliação permanente, conjuntamente com a Secretaria Judiciária da Vara, identificará os processos cuja instrução ainda não tenha sido iniciada para buscar o acordo. Não obtida a conciliação, o processo seguirá sua tramitação normal, podendo o conciliador, na oportunidade do ato, dar cumprimento às determinações pendentes contidas no despacho inicial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário