quinta-feira, 19 de julho de 2012

Restauração de imóveis privados no Ceará pode ser feita a juro zero


Os proprietários de imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) nas cidades de Aracati, Fortaleza, Sobral e Viçosa do Ceará ainda podem solicitar o financiamento de imóveis privados, a partir do convênio assinado com recursos do PAC Cidades Históricas. Os editais públicos estão disponíveis na Superintendência e Escritórios Técnicos do Iphan-CE. Os proprietários que tiverem os projetos aprovados terão taxa de juro zero e prazos que variam de dez a 15 anos para obras de recuperação, estabilização e consolidação da estrutura do imóvel. Os bens móveis também poderão ser recuperados e será possível o financiamento de obras de reforma no interior da edificação para adequação do imóvel à geração de renda.



Revitalização



A ação quer buscar a recuperação e a revitalização das cidades históricas, a restauração e requalificação de monumentos protegidos, o desenvolvimento econômico e social por meio da requalificação urbanística, a melhoria da infraestrutura urbana e social e o suporte às cadeias produtivas locais e promoção do patrimônio cultural.



Programação



Em Aracati, o fechamento do edital será às 18h do próximo sábado (20) e as propostas serão abertas às 18h da terça-feira (23). Em Viçosa do Ceará, o edital encerra às 17h de 30 de julho e a abertura das propostas será dia 31 de julho às 14h. No dia 2 de agosto, às 12h fecha o edital de Sobral,sendo que as propostas serão abertas na mesma data, às 14h. Já em Fortaleza, o prazo termina em 3 de agosto, às 12h, e as propostas serão abertas em 8 de agosto, às 10h.

No Brasil, 188 municípios que já aderiram ao PAC Cidades Históricas, sendo que 149 já elaboraram os Planos de Ação e, entre eles, 123 já assinaram o Acordo para Preservação do Patrimônio Cultural (APPC), definindo as ações a serem implementadas e o repasse dos recursos.





Fonte: http://www.jangadeiroonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário