sábado, 21 de julho de 2012

Esporte e Festival de Camarão


Icapuí O próximo fim de semana será de eventos culturais no Litoral Leste. As praias de Redonda e Tremembé, localizadas no Município d e Icapuí, sediam o 1° Águas e Velas, e na Praia de Quixaba, em Aracati, acontece a terceira edição do Festival do Camarão. Esporte e gastronomia para saborear o último fim de semana do mês das férias.

Para promover as atividades esportivas náuticas, a sustentabilidade ambiental e valorizar as comunidades litorâneas, Icapuí realiza, de 27 a 29 de julho, o evento "Águas e Velas". Serão três dias de competições esportivas, com 18 equipes participando de modalidades como futebol e vôlei de praia, aulas de kite e windsurf, regata de mini-jangadas e apresentações musicais com bandas locais e regionais.

As regatas acontecerão na Praia de Redonda, com prêmio para as três embarcações que capturarem a maior quantidade de lagos. É também uma forma de valorizar a pesca artesanal e sustentável desse crustáceo. Os pescadores irão ao mar dessa vez não só como o meio de sustento, mas em um dia para diversão. Toda a lagosta capturada será utilizada no Festival Gastronômico da Lagosta, a acontecer no mês de setembro. A organização é da Oficina Eventos e o evento e toda a programação é gratuita e aberta ao público.

As competições esportivas acontecerão na Praia de Tremembé, com oficinas principalmente pelas manhãs. Nas noites, haverá shows com as bandas Lapada Louca e Swingão, The Clapton, Manuel Nunes, Banda Dona Zefa e Banda Quase.

Camarão

De 27 a 29 de julho a Praia de Quixaba, em Aracati, sedia mais um Festival do Camarão. Nas noites acontecerão as etapas do concurso gastronômico. São cozinheiras e chefs de cozinha da própria comunidade que criam pratos à base de camarão.

Cerca de 90% das famílias da vila de Quixaba vivem da pesca e venda do camarão. O evento ajuda também a promover a cultura local. Haverá apresentações artísticas dos jovens da comunidade, além do festival gastronômico com pratos de camarão feito pelas mãos das mulheres da comunidade. O evento tem o apoio do Sistema Verdes Mares.

Educação

Desde as edições anteriores, o Festival do Camarão tem gerado iniciativas de arte-educação para a juventude local, como aulas de dança, teatro e kung fu. Para a organizadora do evento, Jacqueline Gomes, até a autoestima da comunidade melhorou, com a visibilidade dada pelo festival.

O evento cultural e econômico tem contribuído com o engajamento maior das crianças e dos adolescentes em atividades culturais, até para que possam ser apresentadas à própria comunidade de Quixaba.

Mais informações:



1° Águas e Velas de Icapuí
(85)3261.6600 (Cristiano Santos)

3° Festival do Camarão de Aracati
Praia da Quixaba, (85) 9626.8665 87394013 (Jacqueline Gomes)


Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1162154

Nenhum comentário:

Postar um comentário