quarta-feira, 18 de julho de 2012

Samu nega atendimento a turista


Professor universitário passou mal em flat e teve atendimento negado pelo Samu. Ele teve quatro paradas cardíacas. Sesa investiga caso

O professor universitário paulistano Norval Baitello Júnior, 72, juntamente da esposa e da filha de seis anos, teve as férias interrompidas na última quarta-feira, 11. Por volta das 22 horas, o turista começou a sentir fortes dores no estômago e não demorou muito para perceber que estava infartando. Ele estava hospedado no Porto das Dunas, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A esposa, Malena Segura, também professora universitária, solicitou à portaria do apart-hotel Atlantic Palace uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo ela, porém, o socorro foi negado: “Eles disseram que não podiam atender turistas. Insisti, mas disseram que não podiam e me mandaram ligar para o SAT (Serviço de Atendimento ao Turista). Liguei para o porteiro do flat e ele nunca tinha ouvido falar em SAT. Foi então que me toquei que não ia rolar o atendimento”. O SAT é um serviço de atendimento médico pago destinado aos turistas.



Malena relata que um vizinho de quarto, turista de Campinas (SP), estava com um carro alugado e se prontificou a levá-los ao hospital. Com ajuda de um taxista, os três conseguiram chegar ao Hospital do Coração, em Messejana. Dez minutos após a entrada na unidade, Norval teve a primeira de quatro paradas cardíacas. Já estabilizado, foi transferido para o Hospital Monte Klinikum, de onde recebeu alta ontem. “Como disseram os médicos, foi uma sucessão de sortes que nós tivemos”, disse Malena. Por recomendações médicas, o casal deve ficar em Fortaleza até quarta-feira, 25.



Versão do Samu



Por meio de nota, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) frisou que o Samu não faz restrição à naturalidade nem a horários para prestar atendimento, muito menos ao local do socorro (se em residências, empresas, hotéis, motéis, vias públicas etc).



O POVO procurou esclarecer o caso junto ao Samu Ceará. O diretor técnico, Pedro Arruda, confirmou a solicitação de atendimento na quarta-feira, 11, às 22h13min. Ele disse, porém, que o funcionário que atendeu a ocorrência não foi localizado. “Sou obrigado a admitir que há um vácuo. O Samu não prestou atendimento com a sua ambulância. A razão para isso eu não tenho”, disse Arruda. Questionado se teria a gravação da ligação, ele justificou que, “por falhas técnicas, não foi possível gravar”.



O secretário da Saúde, Arruda Bastos, declarou não existir “a menor orientação que o Samu não atenda turista”. Ele diz que, caso seja constatada negligência, será aberta sindicância contra os responsáveis. A secretaria informou estar apurando o caso.

ENTENDA A NOTÍCIA



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um programa que deve prestar socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas e é chamado gratuitamente pelo telefone 192.

Serviço

Ouvidoria do Samu

Para reclamar sobre o atendimento do Samu Ceará, o serviço disponibiliza uma ouvidoria.

Telefone: (85) 3433 7434

Perguntas sem resposta

1) Por que o Samu se recusou a atender o turista se a área de abrangência inclui Aquiraz?



2) Após a recusa do atendimento, por que o Samu não informou o telefone do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT)?



3) Por que, enfim, a ligação não pôde ser gravada?

Perfil

Norval Baitello Júnior é doutor em Ciências da Comunicação e em Literatura Comparada pela Universidade Livre de Berlim (1987), com pós-doutorados no Instituto de Sociologia da Universidade Livre de Berlim (1995) e no Centro Internacional de Pesquisas em Ciências da Cultura -IFK- em Viena (2005). É professor titular da Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário