quinta-feira, 7 de junho de 2012

Industrial Edson Queiroz é homenageado em missa

Dona Yolanda Queiroz recebeu uma rosa branca de criança presente na missa FOTO: KID JÚNIOR


Celebração marca os 30 anos de falecimento do industrial, considerado um dos maiores empreendedores do CE

Foi realizada, na tarde de ontem, missa em homenagem ao industrial Edson Queiroz na fábrica Cascaju, em sua terra natal, o município de Cascavel. A celebração eucarística foi feita em menção aos 30 anos de falecimento do empresário e contou com a presença da presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz, que estava na companhia de sua filha, Paula Queiroz.



A missa, celebrada pelo pároco da cidade, padre Moacir Cordeiro Leite, contou com a presença de funcionários e colaboradores da Cascaju, e da sociedade de Cascavel, reunindo em torno de mil pessoas no local. Dentre elas, um grupo de 30 estudantes da escolinha Abraço Fraterno, instituição mantida pelo Grupo Edson Queiroz naquela cidade, e que, pela primeira vez, ficou encarregado de cantar na missa, de forma integral, levando emoção a todos os presentes.

O presidente da Associação de Beneficência Joaquim Moura e fundador da escola, Odilo Maia Moura, afirma que a iniciativa da homenagem, que ocorre anualmente, surgiu pela gratidão do povo da cidade a Edson Queiroz, por ele ter levado a fábrica a Cascavel. "Ele foi o único filho de nossa terra que, após ser conhecido como capitão da indústria, trouxe para nós uma empresa com o objetivo de gerar recursos para a cidade", afirma.

Emprego

Odilo, que foi o primeiro gerente da fábrica, ressalta que, antes dela, a cidade contava com apenas 6 mil habitantes, e que após a sua chegada, em 1969, o município passou a se desenvolver, principalmente pela grande geração de emprego, e hoje a cidade conta com uma população de 37 mil habitantes.

Na cerimônia de homenagem, a superintendente industrial do Grupo Edson Queiroz, Annette de Castro, falou que a ocasião é para lembrar os momentos positivos, e que essa lembrança constante deve servir para sempre se perpetuar o trabalho do industrial. "Essa é uma missa que lembra aquilo que o senhor Edson significa para nossa cidade até o presente momento. Todos nós que estamos aqui, e que fazemos parte da Cascaju, reconhecemos a responsabilidade de dar continuidade ao grande sonho dele, e de poder retribuir alguma coisa aqui na sua cidade, como oferecer empregos, permitindo, assim, que a cidade se desenvolva e cresça. Essa responsabilidade continua nas nossas mãos e é isso que a gente tem obrigação de fazer", disse Annette de Castro.

Honra

Para Juliana Bedê, funcionária da fábrica há 10 anos e uma das pessoas à frente da organização, é uma honra celebrar uma missa de Ação de Graças para uma pessoa que foi dono de grande coragem e determinação. "Somos todos muito gratos", enfatiza.

Letícia Chagas Brindeiro, de apenas 9 anos de idade, participou pela primeira vez da celebração e foi a responsável pelo momento mais marcante da tarde. A menina, que é filha e neta de funcionários da Cascaju, leu uma carta direcionada a dona Yolanda Queiroz.

"Edson Queiroz era tão abençoado que Deus pensou: preciso presentear o meu filho, e colocou em seu caminho uma mulher virtuosa, sábia e dedicada, dona Yolanda. Assim, juntos, transformaram nossas vidas. Hoje sou grata, pois minha história começou aqui. Meus avós aqui trabalharam, meus pais aqui trabalham. Hoje, tenho tudo o que uma criança feliz precisa, graças a uma ideia revolucionária do nosso amado e saudoso Edson Queiroz. Obrigada senhor", disse a jovem, que, em seguida, entregou uma rosa branca à presidente do Grupo Edson Queiroz.

História

Primeiro filho homem do casal Cordélia e Genésio, Edson Queiroz nasceu em 12 de abril de 1925. Recebeu esse nome em uma homenagem dos pais ao norte-americano Thomas Edison, um dos maiores inventores da história.

Em 1945, Edson Queiroz casou com dona Yolanda, que, hoje, é a atual presidente do Grupo Edson Queiroz. O industrial a considerava corresponsável por todos os empreendimentos realizados. Em 1951 investiu naquele que seria seu primeiro grande empreendimento, o ramo de gás engarrafado. Vendeu para o pai sua parte na sociedade Genésio Queiroz & Cia., reuniu o capital acumulado em negócios próprios e adquiriu a Ceará Gás Butano.

Em março de 1971, criou a Fundação Edson Queiroz, uma entidade de direito privado sem fins lucrativos com objetivo de incentivar a educação. Em dez anos de existência, a Universidade de Fortaleza tem 11,6 mil alunos matriculados em 18 cursos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário