quinta-feira, 26 de março de 2015

Icapuí: Pressões e demandas são obstáculos

Depois de 8 anos como deputado estadual, o petista Dedé Teixeira tenta se readaptar ao cargo de gestor

Apesar de já ter sido prefeito de Icapuí por três mandatos, o atual secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira tem tentado se readaptar ao executivo após passar os últimos oito anos na Assembleia Legislativa como deputado estadual.

A pressão sobre o cargo e as dificuldades para conciliar as funções de gestor com as demandas políticas e partidária têm se sobressaído como os principais obstáculos enfrentados pelo ex-parlamentar na nova atividade.

Em apenas quase três meses à frente da Pasta, Dedé Teixeira já enfrentou uma série de manifestações. O petista ressaltou que o fato de a SDA trabalhar com ações de impacto direto na comunidade amplia a pressão sobre o cargo, tornando a convivência com protestos como parte da rotina do novo cargo.

O secretário assegurou, no entanto, que tem conseguido superar essas situações ao garantir que tem mantido o diálogo aberto com diferentes setores. "A pressão política é natural, porque nós aqui executamos muitos programas com impacto direto na comunidade, como a questão da convivência com o semiárido, como a questão da produção de água, a parte da assistência técnica. Então, a demanda política é natural. Eu abri meu gabinete para deputados de situação, deputados de oposição, prefeitos", frisou Dedé Teixeira.

O petista afirmou também que tem tentado assumir um postura de diálogo já defendida pelo governador Camilo Santana. "Nós já temos convivido com isso. A primeira do ano foi o MST no Palácio, quando nós fomos para lá e passamos o dia todo negociando, discutimos a pauta. Conseguimos resolver e encaminha uma série de coisas. Agora recebemos na SDA um movimento dos atingidos por barragens e pescadores artesanais. Nosso espírito democrático que o nosso governador Camilo faz questão de enfatizar tem que ser nas nossas ações", destacou.

Aprofundar

O titular da SDA revelou que precisou se aprofundar sobre as demandas da Pasta, já que a maior experiência do ex-parlamentar era com a área da pesca.

"Eu confesso que eu fui prefeito de uma cidade do litoral. Então eu tinha muito mais cumplicidade com o tema da pesca, mas qualquer cidade do Interior tem como vocação econômica as atividades produtivas. Icapuí também tem. E na militância como deputado, atuei muito fortemente nas comissões que participei ativamente. Eu já tinha uma certa relação com essa luta", esclareceu o ex-deputado.

Dedé Teixeira negou que o orçamento esteja sendo um problema, apesar de reconhecer que o volume de recursos do Tesouro Estadual é pequeno. O petista explicou, porém, que a Pasta sobrevive principalmente da captação de fontes externas.
"O orçamento da SDA é pequeno. São 268 milhões se não me falha a memória. Mas nós temos em execução com mais de 800 milhões, que são garantidos por meio de parcerias. Se você pegar a execução, a SDA fica entre as cinco em termos de execução de recursos. Então, é uma secretaria de ponta", alegou o secretário Dedé Teixeira.

O secretário também minimizou estar enfrentando outras dificuldades inerentes ao cargo, como a burocracia, ao detalhar que a experiência anterior em Icapuí garantiu o aprendizado para lidar com esse problema.

"Não teve choque pela experiência que eu tive como prefeito, apesar de ser uma cidade pequena. Mas o sentimento e a possibilidade real de fazer acontecer as coisas é bem maior do que no Legislativo. No Legislativo, você trabalha mais numa ambiência de articulação, você não tem o poder real de intervir. O choque foi positivo. É uma Secretaria Estadual e ela já vem caminhando bem, já tem muitos programas em execução. Então, você só se adapta e reforça o papel estratégico", analisou.

Atuação

O ex-deputado estadual, porém, reconheceu os obstáculos para separar a função administrativa da atuação política e partidária. "O homem é um animal político e eu tenho 30 anos de vida pública fazendo política. Mesmo exercendo uma função importante como essa, a gente não deixa de fazer política. Nos finais de semana, a gente não deixa de ter essas atuações, porque consideramos ser importante. Mas eu trato todos indistintamente. Nós temos que tratar das políticas públicas que precisam ser implementadas para melhorar a realidade do agricultor familiar".

Quanto à atuação a frente da SDA, Dedé Teixeira informou que concentrou o trabalho na elaboração de ações emergenciais de combate aos efeitos da seca. "Esses dois primeiros meses foram muito voltados para trabalhar algumas estratégias emergenciais", completou.

SAIBA MAIS

Suplência

Dedé Teixeira (PT) disputou a eleição em outubro do ano passado para tentar uma vaga na Assembleia Legislativa, mas o ex-parlamentar conseguiu cerca de apenas 37 mil votos, ficando na quarta suplência. Na formação do secretariado, Camilo Santana (PT) chamou o correligionário para assumir um cargo no Executivo, permitindo também que Rachel Marques (PT), quinta suplente no Legislativo, assumisse uma cadeira na Casa.

Icapuí

Antes de ser eleito deputado estadual pela primeira vez, no ano de 2006, e reeleito em 2010, a experiência do petista no Executivo foi durante o período em que foi prefeito do município de Icapuí, ficando a frente do cargo entre 1989 a 1992 e de 1997 a 2004.


Alan Barros
Repórter



Fonte: Política – Diário do Nordeste (26/ 03/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário