sexta-feira, 27 de março de 2015

Beberibe | Fortim: Ceará abre Festa Anual das Árvores

Em Barreira e Redenção, o evento promoveu oficina de briquetes para jovens agentes ambientais das escolas

Será aberta oficialmente, no próximo domingo, no Parque do Cocó, em Fortaleza, a Festa Anual das Árvores. O evento que tem como tema central "A Mata Ciliar" é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Depois de quatro anos seguidos de chuvas abaixo da média, intensificação do desmatamento da Caatinga e das árvores nas margens dos rios e riachos que asseguram a proteção de recursos hídricos, o evento ganha importância estadual.


Neste ano, 36 municípios cearenses e três Unidades de Conservação Estaduais participam da Festa Anual das Árvores. A programação começou no último dia 22, em Pacoti, no Maciço do Baturité, com cortejo de banda de música e alunos por ruas da Cidade. O evento se estende até o próximo dia 9 de abril.


A festa traz uma programação de atividades variadas: visitas, plantio nas matas ciliares, oficinas educativas, palestras, mesas-redondas, apresentações artístico-culturais, distribuição de material educativo, aulas de campo, trilhas e caminhadas ecológicas, distribuição de mudas nativas, concurso de frases, fotos e redação, exposições, blitz ecológica, apresentações audiovisuais, passeios de bicicleta e de barco. Para este sábado, a programação prevê atividades culturais na Unidade de Conservação do Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia: apresentação de Coral Jovens do Lar de Clara, do Grupo de Teatro Nova Atitude, de vídeo institucional, realização de trilha guiada, recreação com Banda Musical.


Neste domingo, dia 29, na Unidade de Conservação do Parque Ecológico do Rio Cocó, em Fortaleza, haverá a abertura oficial da Festa Anual das Árvores, com apresentação do Grupo de Teatro Nova Atitude, instalação de estandes com distribuição de mudas nativas e de material educativo, além de trilhas da Mata Ciliar, sob a coordenação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Movimento Pró-Árvore. A programação segue na próxima segunda-feira, dia 30,com distribuição de mudas nativas e material educativo e a realização de vários debates.


A primeira mesa-redonda vai tratar do decreto estadual das Espécies Vegetais Exóticas Invasoras, com a participação do engenheiro agrônomo Antônio Sérgio, do Movimento Pró-Árvore. A segunda mesa vai discutir o Inventário Florestal do Ceará, com o funcionário da Sema Djalma Paiva. No terceiro debate, técnicos vão abordar a regulamentação do Parque do Cocó, com Maria Dias Cavalcante (Sema). O titular da o entorno do Parque do Cocó terão momento de vivência com as árvores.


Nos próximos dia 7, 8 e 9 de abril, após as celebrações de ritos religiosos e feriados da Semana Santa, a programação será retomada com plantio de árvores nativas, oficinas e promoção de roda de conversa, na sede da Associação de Moradores na Linha da Serra, Campo do Sítio Batalha e no Parque das Trilhas, em Guaramiranga.


Pacoti


No primeiro dia de atividades em Pacoti, houve distribuição de material educativo e mostra de vídeos ambientais sobre a importância de preservação das matas ciliares, na Praça Central. No último dia 23, na cidade de Palmácia, localizada no Maciço de Baturité, foi realizado seminário com temática sobre queimadas e desmatamento direcionado para os agricultores, sob a responsabilidade do Prevfogo e da Semace, na Biblioteca Pública Municipal Vicente Sampaio, no Centro. Depois, aconteceu plantio simbólico de uma árvore nas margens do Riacho Salgado - Gado dos Ferros, no antigo lixão.


Em Barreira e Redenção, o evento promoveu oficina de briquetes para jovens agentes ambientais das escolas municipais, no Centro de Informação e Documentação Ambiental; palestra sobre a importância das matas ciliares e oficina de compostagem, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).


Documentário


Programações semelhantes foram promovidas nesta quarta-feira e quinta-feira últimas, nas cidades de Mulungu, Baturité e Aratuba, além de apresentação de documentários sobre a preservação dos rios e riachos e de suas matas ciliares. As atividades foram ampliadas com a realização de seminário sobre agrotóxicos e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para agricultores, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aratuba.
Neste ano, participam as seguintes cidades: Acaraú, Alcântaras, Aratuba, Aurora, Barreira, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Caucaia, Chaval, Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortaleza, Fortim, Independência, Ipaumirim, Ipu, Itapipoca, Jaguaretama, Jaguaruana Jardim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Meruoca, Morada Nova, Morrinhos, Nova Russas, Piquet Carneiro, Poranga, Russas São Benedito, Tauá, Varjota, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.


Mais informações:


Secretaria do meio ambiente (Sema)
Rua Osvaldo Cruz, 2366
Dionísio Torres - Fortaleza
Telefone: (85) 3101-1233


Honório Barbosa
Colaborador





Fonte: Regional – Diário do Nordeste (27/ 03/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário