quinta-feira, 26 de março de 2015

Aracati | Icapuí: Escolha de novo líder da bancada cearense em Brasília é adiada

José Airton e Antônio Balhman | Imagens meramentes ilustrativas retirada do Google Imagens
A disputa pela liderança da bancada cearense no Congresso continua até o dia 07 de abril. A votação deveria ter ocorrido ontem de manhã, mas foi adiada pelo atual líder, Antônio Balhmann (Pros). A nova data, depois da Semana Santa, foi acordada entre alguns deputados. “Vieram me pedir para adiar porque muitos não estariam presentes. E não quero fazer algo somente com o quórum, quero que tenha o maior número de deputados possível”, justifica o parlamentar.


Bahlmann concorre, neste ano, para o terceiro mandato de líder da bancada do Ceará em Brasília. O principal opositor dele também é da base aliada. O deputado José Airton Cirilo (PT) diz que já conseguiu recolher as assinaturas de 18 colegas. Entretanto, o apoio é apenas informal. Por isso, José Airton faz questão de pontuar que é preciso ser cauteloso e aguardar a votação antes de se considerar vitorioso.


“Assinatura é uma coisa e a votação é outra. Se eu for escolhido, vou trabalhar para fortalecer a bancada e para nós estarmos mais unidos em prol dos interesses do nosso Estado”, pondera.


No total, são 25 deputados e três senadores. Quem conseguir mais votos na data da escolha, vence. A chefia tem validade de um ano. Bahlmann acredita que o novo quadro político possa ter influência sob a decisão. “Temos que compreender que o cenário anterior era um e o dessa legislatura é outro. Antes o governo do Estado era do Pros e agora é do PT. E isso é algo discutido e que pode ser levado em consideração no debate da escolha”, afirma.


Os concorrentes Balhmann e José Airton concordam em um ponto: o vencedor precisa manter boas relações com o restante da bancada para ter um mandato eficiente.

Quem são os concorrentes:


José Airton Cirilo (PT), 57 anos

Advogado e engenheiro, foi eleito deputado federal três vezes. Venceu duas eleições na Prefeitura de Icapuí. Também foi vereador em Aracati e Fortaleza. Migrou do PMDB para o PT em 1987. Disputou o governo estadual em 2002, mas foi derrotado por Lúcio Alcântara.


Antônio Balhman (Pros), 65 anos

Está no terceiro mandato como deputado federal. Foi membro do Conselho de Administração Portuária e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae. Saiu do PSB para o Pros em 2013.




Fonte: Política – Jornal O povo (26/ 03/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário