terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará traz ao Aracati o “Canto de Feira”

Com a ideia de chegar à Feira, no Mercado de Aracati “armar a barraca”, arrumar o som, fazer um canto para conversar com os feirantes, trocar ideias, interagir diretamente com o público, vendo se alguém do público deseje cantar, declamar, ou tocar. Assim será o show musical em Aracati do grupo Zabumbeiros Cariris e o multi-instrumentista Luciano Brayner, que juntos apresentam uma calda sonora, de onde se destilam a melodia dos pífanos, viola e rabeca. 


Durante a apresentação acontecem também momentos de interferências com as pessoas presentes, para anúncios de produtos, correio elegante e boas risadas.


Em Aracati o Canto da Feira, ocorrerão nos dias 10 e 11 de janeiro, no Mercado Público e na Praia de Quixaba. No sábado (10/01), a partir das 10h, no Mercado Público de Aracati e às 19h, na Praça de Quixaba. No domingo (11/01), à tarde, haverá uma Ação Formativa, com Sons Cariris na Casa do Grupo Folclórico Filhos da Quixaba.


O projeto recebe o apoio do Governo Municipal de Aracati, via Secretaria de Cultura e Turismo.

Canto de Feira


O CANTO DE FEIRA, circulação de intervenção/espetáculo musical do grupo Zabumbeiros Cariris e Luciano Brayner em espaços públicos (feiras livres, mercados ou praça) da capital e região metropolitana acontecerá de 08 a 11 de janeiro de 2015 através da Plataforma de Circulação de Artes Cênicas do Ceará.


O projeto prevê uma intervenção musical e cênica à rotina desses espaços numa mistura de comércio, festa e arte, estabelecendo o encontro entre o fluxo de pessoas que frequentam as feiras tradicionais e mercados com esse grupo de artistas do Cariri cearense que juntos trazem uma calda sonora, de onde se destilam a melodia dos pífanos, viola e rabeca.


O diálogo se dará através de conversas, causos, poesia, cantos e cantorias dirigidas ao púbico e transeuntes que proporcionará reviver a um tempo onde a feira era o centro, o coração do lugar e palco de grandes artistas como Luiz Gonzaga, Cego Oliveira, Patativa do Assaré, passando pelas bandas cabaçais, os violeiros, emboladores, rabequeiros pelas famosas radiadoras e hoje as contemporâneas barracas de “cds piratas”.


Vindo do cariri cearense o projeto reúne músicos da banda Zabumbeiros Cariris e o multinstrumentista e cantor Luciano Brayner um encontro musical que mescla temas autorais, instrumentais e canções do cancioneiro popular, o grupo apresenta uma música simples e vigorosa, baseada na sonoridade de instrumentos típicos da região do Cariri. Que fortalece a identidade nordestina, disseminando ritmos e sonoridades tradicionais que ressaltam o imaginário do nordestino em um contato direto entre músicos e público, estabelecendo conexões espontâneas pela música.  Fonte: ASCOM/PMA




Matéria copilada do site: www.aracatiemfoco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário