sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Aracati: Zabumbeiros Cariris vão invadir feiras e mercados

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
O grupo Zabumbeiros Cariris chega a capital, na Região Metropolitana de Fortaleza e nas cidades do litoral Leste para fazer sua música interagir com o público em feiras livres e mercado público. O projeto “Canto de Feira” foi selecionado pela Plataforma de Circulação de Artes Cênicas do Ceará.

Vindo do Cariri cearense o projeto reúne músicos da banda Zabumbeiros Cariris e o multi-instrumentista pernambucano Luciano Brayner, num encontro musical que mescla temas autorais, instrumentais e canções do cancioneiro popular, o grupo apresenta uma música simples e vigorosa, baseada na sonoridade de instrumentos típicos da região do Cariri. O diálogo se dará através de conversas, causos, poesia, cantos e cantorias dirigidas ao púbico e transeuntes que proporcionará reviver a um tempo onde a feira era o centro, o coração do lugar e palco de grandes artistas como Luiz Gonzaga, Cego Oliveira, Patativa do Assaré, passando pelas bandas cabaçais, os violeiros, emboladores, rabequeiros pelas famosas radiadoras e hoje as contemporâneas barracas de “cds piratas”.

Os Zabumbeiros Cariris passarão pela Feira do Mercado dos Pinhões em Fortaleza e pela Feira Municipal de São Gonçalo os planos são chegar às feiras ou mercados das cidades e propor uma intervenção musical e cênica à rotina desses espaços, numa mistura de comércio, festa e arte, estabelecendo o encontro entre o fluxo de pessoas que frequentam as e mercados com esse grupo de artistas do Cariri cearense que juntos trazem uma calda sonora, de onde se destilam a melodia dos pífanos, viola e rabeca. Seguindo ao Litoral Leste ainda tocam no Mercado Público de Aracati e na Praça de Quixaba.

Nas cidades da região foram feito contatos com as secretaria de culturas locais, grupos musicais e de tradição e serão realizadas 02 Ações Formativas. A aula-espetáculo “Sons do Cariri”, que é um encontro de demonstração estética e técnica dos instrumentos que compõem a sonoridade do grupo e da região do Cariri.  Numa demonstração sonora e participativa de ritmos. Num encontro simples entre músicos e púbicos, onde harmonia e musicalidade constroem formas de interação espontaneamente de ambos, tornando-os sujeitos ativos desse processo de fruição artística. Em São Gonçalo o encontro acontece junto a Banda de Música da Cidade, numa articulação da Secretaria de Turismo e em Quixabá no Terreiro da Mestra Maria Felipa sede do Grupo Folclórico Filhos De Quixaba.

Serviço

• Zabumbeiros Cariris. SHOWS E INTERVENÇÕES. 09/01/2015 - 08h - Canto de Feira - Galpão da Feira Municipal de São Gonçalo do Amarante -SEDE. 11h - Canto de Feira - Feira do Mercado dos Pinhões - Fortaleza/CE. 10/01/2015 - 10h - Canto de Feira - Mercado Público de Aracati/CE. 19h - Canto de Feira - Praça de Quixaba/CE. AÇÕES FORMATIVAS: Dia 09/01 – 17h ás 19h - Aula- Espetáculo Sons Cariris. Secretaria de Esporte Juventude - Sala de Ensaio da Banda de Música. São Gonçalo do Amarante – RMF/CE. Contato: Luiz Emanuel – (85) 8902 8889. Dia 11/11 – 09h ás 11h – Aula Espetáculo Sons Cariris. Casa do Grupo Folclórico Filhos de Quixaba - Quixaba/CE. Contato: Juaci Araujo – (85) 8859 3347.



Fonte: Arte & Diversão – O Estado CE (09/ 01/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário