quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Aracati: Operação Verão 2014/2015

No dia 13 de dezembro de 2014, a Capitania dos Portos do Ceará e Agências de Camocim e Aracati deram início à Operação Verão 2014/2015, que se estenderá até o dia 16 de março de 2015. 
Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens
A Operação Verão tem o propósito de contribuir para o incremento das ações de fiscalização das embarcações quanto à utilização do material de salvatagem (boias e coletes salva-vidas) e verificação da documentação dos seus condutores, sendo todos os esforços desenvolvidos para minimizar acidentes náuticos e infrações à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA). O público-alvo é aquele que utiliza embarcações, para o lazer ou trabalho, seja no mar, nas lagoas, nos rios ou nos açudes. 


As ações de fiscalização são desenvolvidas durante todo ano, mas são intensificadas nesta época em virtude do período de férias, ocasião em que as atividades de esporte e recreio crescem em todo litoral cearense. 


Dentre as infrações mais observadas, destacam-se: 


- Condução de embarcação sem ser habilitado pela Capitania;
- Condução de embarcação sob o efeito de bebida alcoólica;
- Condução de embarcação com excesso de passageiros; e
- Condução de embarcação a menos de 200 m da área destinada aos banhistas.


Desde o início da Operação Verão, em 13 de dezembro de 2014, até o presente momento, foram obtidos os seguintes resultados decorrentes das fiscalizações realizadas no Estado do Ceará pela Capitania dos Portos do Ceará e Agências de Camocim e de Aracati: 


- Ações de Inspeção Naval: 40;
- Embarcações inspecionadas: 255;
- Embarcações notificadas: 22;
- Autos de Infração emitidos: 13;
- Embarcações apreendidas: 2;
- Inquéritos Administrativos em andamento: 1; e
- Acidentes com Vítimas: 0.


Normas da Autoridade Marítima, disponíveis para consulta na página da internet da Diretoria de Portos e Costa: www.dpc.mar.mil.br.

Contando com a colaboração da população, denúncias poderão ser realizadas pela "ouvidoria", acessada por meio do site da Capitania (www.cpce.mar.mil.br), bem como pelo telefone (85) 3133-5100.





Fonte: Coluna Turismo S/A – Diário do Nordeste (08/ 01/ 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário