segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ousadia, Bandidos desafiam a Segurança Pública no Ceará!

Por Alisson Zedeque, de Pindoretama – CE.


No Ceará até o dia 02 de setembro, foram registrados 68 ataques a bancos em 2013, do total das ações, quase a metade (28) contou com o uso de explosivos. Em Pindoretama , homens fortemente armados, por volta das 23:40h,do dia 02, explodiram o caixa eletrônico, da agência do Bradesco da cidade. A ousadia dos bandidos foi tão grande, que mesmo tendo rendido 08 universitários e motorista do ônibus que havia chegado de Fortaleza, o que eles (Bandidos) desejavam era confrontar com a policia.

Em uma conversa com o universitário Regileudo Gama da Silva, aluno da FAECE, do curso de Farmácia, o único que permaneceu dentro do ônibus durante toda a ação dos bandidos, o mesmo nos relatou como aconteceu toda ação: “Eu estava conversando com uma amiga, mesmo na primeira poltrona, quando olhei para frente e avistei um homem todo encapuzado, pedindo para que todos descessem de mãos dadas e disse que eu podia ficar no canto que eu estava que nada iria acontecer comigo, e fiquei do ônibus assistindo tudo... Durante toda ação o bandido que nos abordou, atirava o tempo todo, para todas as direções, já outro bandido incentivava o seu comparsa, para que o mesmo não deixasse de atirar, pois só assim ele chamaria a atenção dos policiais... Enquanto isso eu acompanhava tudo de dentro do ônibus só pedindo a Deus para proteger meus amigos, daí ouvi a explosão e meus amigos lá com certa distância do banco, com as mãos levantadas... Foram quase vinte minutos de aflição, nas mãos dos assaltantes, e logo que acabou tudo o motorista (Sr. Pedro) nos levou para o Hospital de Pindoretama, pois algumas colegas não estavam se sentindo bem...Nunca havia passado por um momento desse, só tinha visto na televisão e em filmes, não imaginava passar um dia por essa situação...Na viagem do dia seguinte, fiquei com um pouco de receio, mas graças a Deus foi tudo tranquilo, embora as cenas  de tudo que aconteceu, não tenham saído da minha cabeça, o medo veio ao fazer o mesmo trajeto, será que eles vão aparecer de novo”. Regileudo ainda comentou sobre a Segurança de um modo geral: “Hoje já não me sinto seguro, pois fatos como esse, só via acontecer nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, não imaginava acontecer na minha cidade, nos dias de hoje não podemos dormir com as portas abertas... Eu acho que os policiais deveriam ser bem mais preparados, pois os bandidos já não temem a policia.. Os jovens, precisam tomar atitudes iguais as dos jovens de outros estados, com as manifestações nas ruas, pedindo mais segurança e outros anseios da sociedade”. 

   Regileudo Gama da Silva – Universitário
Diante deste relato e ouvindo os comentários dos moradores de Pindoretama, pós este acontecimento, que de certa forma trouxe muito medo para todos, resolvi então, conversar com o responsável pela segurança pública de nossa cidade, o delegado Dr. Cesar Colaço, que nos esclareceu tudo sobre o ataque dos bandidos, falou da Segurança Pública de Pindoretama e do Estado do Ceará e muito mais, confira.
Entrevistado:
Dr. Cesar Colaço, 48 anos já foi delegado das cidades de Aracati, Paracuru, Itaitinga e Pindoretama. Delegado da Delegacia de Roubos e Furtos , 2º DP, Chefe de Gabinete da Superintendência da Policia Civil e foi Vice-Prefeito da cidade de Beberibe.

Dr. César Colaço – Delegado de Pindoretama
Alisson Zedeque: Como está a segurança de Pindoretama?
Dr. Cesar Colaço: “Pindoretama é uma cidade muito pacata e pequena, e hoje temos a Policia Civil com: Delegado, Escrivão e 03 Inspetores de Policia, temos a função de policia judiciária, ou seja, de apurar as infrações penais, contamos também com a Policia Militar, que se divide em POG (Policiamento Ostensivo Geral) , trabalhando 24h em Pindoretama e o Ronda do Quarteirão. Que para uma cidade como Pindoretama, condiz com a realidade atual. Nosso principal problema são as drogas, que muito me preocupa, até porque o uso desses entorpecentes é feito por crianças e adolescentes, por isso, devemos fazer um grande trabalho no combate ao tráfico e no uso indevido das drogas”.
Alisson Zedeque: Faça um comentário, sobre o ataque dos bandidos, a agência do Bradesco de Pindoretama.
Dr. Cesar Colaço: “Em primeiro lugar, quero informar que a Delegacia de Pindoretama, funciona pela manhã e termina seu expediente no final da tarde, depois quem responde por Pindoretama  é a Delegacia Metropolitana de Eusébio, sendo por tanto a plantonista. Então no momento da ação, nós tínhamos a Policia Militar com uma equipe de 03 policiais e o Ronda do Quarteirão também com 03 policiais, por tanto, eram 02 viaturas com 06 policiais no total, que se encontravam na cidade, e foi quem inicialmente atenderam a ocorrência, mas como existia a questão dos alunos rendidos pelos os assaltantes, eles não puderam enfrentá-los, por conta da vida dos reféns que estavam correndo risco. Foi uma ação ousada, onde em média 05 bandidos, colocaram explosivos no caixa eletrônico do Bradesco, depois abordaram o ônibus dos universitários, mandaram que todos descessem de mãos dadas e para cima, fazendo dos alunos um cordão humano, que serviria de escudo, no caso de uma possível presença da policia para um confronto”.
Alisson Zedeque: Analise a ousadia dos bandidos em quererem enfrentar a policia.
Dr. Cesar Colaço: “Os bandidos que estiveram em Pindoretama, difere um pouco dos que cometeram esses ataques em outras cidades como: Boa Viagem e Aracati. A ação, as munições, as armas e o número de assaltantes foram diferentes, eles (Bandidos) não atacaram a nossa delegacia, enquanto em outros municípios eles atacaram também delegacias, comandos e aqui não houve isso. Relatos dos alunos e nos depoimentos apurados, as vítimas disseram que eles (bandidos) esperavam, solicitavam e pediam a presença da policia, até mesmo para um confronto, ora era claro que como eles estavam com os alunos feitos de reféns, a policia jamais iria para o confronto, porque teria que preservar acima de qualquer coisa a vidas dos estudantes”.
Alisson Zedeque: Como estão as investigações deste caso?
Dr. Cesar Colaço: “Todas as investigações correm na Delegacia de Roubos e Furtos, por ser especializada e onde estão concentradas todas as informações, sob a responsabilidade do delegado titular o Dr. Romero Almeida. Aqui em Pindoretama, nós recolhemos as primeiras informações, depoimentos e remetemos tudo para o Dr. Romero, para que fosse feito o inquérito policial”.
Alisson Zedeque: A Policia conseguiu recolher alguma filmagem junto à agência do Bradesco, ou com o comércio vizinho, na da ação dos bandidos?
Dr. Cesar Colaço: A única filmagem que poderia ter sido feita, seria do comércio vizinho, mas as câmeras estavam desligadas no momento da ação dos bandidos, daí não temos nenhuma filmagem e nem gravação.
Alisson Zedeque: Em sua opinião, como está a Segurança do Estado do Ceará?
Dr. Cesar Colaço: Eu falo com tranquilidade, não existiu até hoje, um governo que investiu tanto em segurança como o do Governador Cid Gomes, estruturou tanto a Policia Militar como a Civil, agora os resultados não são bastante positivos. Temo realmente resultados positivos, por exemplo: o Ronda do Quarteirão é uma conquista e a de ser preservado, mas temos que incentivar  a questão do Raio, pois é uma policia de enfrentamento  e das melhores das melhores corporações da policia militar. Temos que melhorar a questão da inteligência da policia civil, no caso das investigações policiais. Houve investimentos maciços, em busca da melhoria, mas temos que melhorar muito mais, trabalhando sempre com um propósito de dar uma melhor segurança para todos os cearenses. Mas o que devemos fazer é trabalhar todos juntos e volto afirmar que no Ceará, até hoje não existiu um governador que tenha trabalhado tanto pela segurança pública como o Governador Cid Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário