sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ministra Maria do Rosário vai lançar o plano Viver sem Limite em Aracati

Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário, anunciou na terça-feira (10), o lançamento do programa  Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no município de Aracati, interior do Ceará.

A decisão foi tomada durante reunião realizada com o deputado José Airton, o secretário de Educação de Aracati,  Francisco José Mendes, o escritor Crispiniano Neto, o diretor de Políticas Temáticas da SDH, Luiz Clóvis Guido Ribeiro e o chefe de gabinete substituto, Antônio Carlos Soares.


Na oportunidade, o secretário de Educação pediu apoio da secretaria para a implementação de uma política de acessibilidade no município, por meio de uma educação especializada. Segundo Mendes, Aracati conta com 43 escolas  e 10 centros de educação infantil, nenhum com programa de acessibilidade.

“Temos a demanda de atender 300 crianças portadoras de necessidades especiais. Hoje, conseguimos atender apenas 100 com diferentes níveis de deficiências. A adesão ao Viver sem Limite vai ajudar a ampliar nossa atuação”, comentou o secretário.

Para o secretário de Educação de Aracati, “muitas vezes as crianças não vão a escola não é porque não gostam de estudar, mas porque não tem como chegar até lá”.

De acordo Maria do Rosário, diversos estados brasileiros já estão sendo adaptados e beneficiados com o Viver sem Limite que tem entre as metas oferecer o programa Escola Acessível, que disponibiliza recursos financeiros às escolas públicas, para a promoção de acessibilidade arquitetônica nos prédios escolares e compra de materiais e equipamentos de tecnologia assistida.A implantação das salas de recursos multifuncionais e transporte escolar acessível também são contemplados dentro do plano.

A Secretaria de Direitos Humanos ficou responsável de elaborar uma pauta de ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência em Aracati, incluindo a data de lançamento do Viver sem Limite.


Fonte: http://www.aracati.ce.gov.br/ministra-maria-do-rosario-vai-lancar-o-plano-viver-sem-limite-em-aracati/

Nenhum comentário:

Postar um comentário