sexta-feira, 22 de junho de 2012

MP Realiza Audiências Públicas em Aracati sobre problemas de saúde


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE



Nesta sexta-feira, dia 22, o Ministério Público do Ceará vai realizar duas audiências públicas em Aracati, no litoral leste do Estado, para discutir problemas na área da saúde. A primeira delas acontece às 8h30min, no auditório da Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ), na rodovia CE-040, s/n, km 138, no bairro Aeroporto.



Representado pela promotora de Justiça Liduína Maria de Sousa Martins, o MP vem apurado denúncias feitas pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/CE) sobre a situação em que se encontra o Hospital Municipal Eduardo Dias.



A unidade já tinha sido oficiada pelo MP em novembro de 2011 para se pronunciar a respeito de vários problemas relatados pelo Conselho e respondeu ao Ministério que estava providenciando as melhorias necessárias, mas uma fiscalização feita pelo Coren em fevereiro deste ano constatou que ainda há irregularidades. Alguns dos problemas apresentados são: ausência de climatização na central de esterilização, presença de mobílias com ferrugem no setor de enfermagem e pessoas no exercício irregular da profissão.




Foram convidados para a audiência representantes da Prefeitura Municipal de Aracati, da Defensoria Pública, dos Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem, do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaude), associações de bairros, além de médicos e enfermeiros do município e da sociedade em geral.



A outra audiência pública acontece às 11h30min, no mesmo endereço, e pretende discutir problemas também relatados pelo Coren, mas desta vez a respeito da unidade da Unimed em Aracati. Segundo o Conselho, o estabelecimento funciona irregularmente, sem enfermeiros à tarde, à noite e nos finais de semana, postura que está em desacordo com a Lei Nº 7.498/86 e com o decreto Nº 94.406/87. Outros problemas também foram constatados, como, por exemplo, ausência do “registro de empresa” junto ao Coren/CE, ausência da Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT) por parte do serviço de enfermagem da unidade e profissionais em exercício irregular da profissão.



De acordo com a promotora Liduína Maria de Sousa Martins, a proposta das audiências é apontar soluções para os problemas e tomar os encaminhamentos necessários junto ao poder público.



Fonte: Ascom/MP

Nenhum comentário:

Postar um comentário