quinta-feira, 21 de junho de 2012

Aracati sedia audiência sobre sistema de saúde pública e particular


Durante os encontros serão discutidas a situação do Hospital Municipal Eduardo Dias e o serviço prestado pela Unimed em Aracati.

Por: Roberta Farias

O Ministério Público do Ceará irá realizar duas audiências públicas no município de Aracati nesta sexta-feira (22) para debater questões relacionadas a problemas na área da saúde.
A primeira acontece às 8h30, no auditório da Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ), na rodovia CE-040, km 138, no bairro Aeroporto.

Representado pela promotora de Justiça Liduína Maria de Sousa Martins, o MP vem apurado denúncias feitas pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/CE) sobre a situação em que se encontra o Hospital Municipal Eduardo Dias.

A unidade já tinha sido oficiada pelo MP em novembro de 2011 para se pronunciar a respeito de vários problemas relatados pelo Conselho e respondeu ao Ministério que estava providenciando as melhorias necessárias, mas uma fiscalização feita pelo Coren em fevereiro deste ano constatou que ainda há irregularidades. Alguns dos problemas apresentados são: ausência de climatização na central de esterilização, presença de mobílias com ferrugem no setor de enfermagem e pessoas no exercício irregular da profissão.

Foram convidados para a audiência representantes da Prefeitura Municipal de Aracati, da Defensoria Pública, dos Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem, do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaude), associações de bairros, além de médicos e enfermeiros do município e da sociedade em geral.

A outra audiência pública acontece às 11h30, no mesmo endereço, e pretende discutir problemas também relatados pelo Coren, mas desta vez a respeito da unidade da Unimed em Aracati. Segundo o Conselho, o estabelecimento funciona irregularmente, sem enfermeiros à tarde, à noite e nos finais de semana, postura que está em desacordo com a Lei Nº 7.498/86 e com o decreto Nº 94.406/87.

Além disso, foi constatada ausência do “registro de empresa” junto ao Coren/CE, da Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT) por parte do serviço de enfermagem da unidade e profissionais em exercício irregular da profissão.

Fonte: http://www.cearaagora.com.br/noticias/saude/aracati-sedia-audiencia-sobre-sistema-de-saude-publica-e-particular

Nenhum comentário:

Postar um comentário