domingo, 20 de maio de 2012

Retornos distantes e a ausência de passarelas aumentam o risco de acidentes na CE - 040


Por Ricardo Costa, de Pindoretama - CE

Depois da duplicação a cada dia fica mais complicado transitar pela CE - 040. Pois, os retornos ficaram muito distante, o que levam motoristas e motociclistas a fazerem diariamente “gatos” (retornos improvisados em locais proibidos). Por exemplo, quem sai do Distrito de Patacas em Aquiraz, com destino a capital cearense, tem que ir fazer o retorno na Comunidade de Cajueiro do Ministro, com uma distância de 3 km.

Não contemos números alusivos às irregularidades neste trecho, entretanto sabemos que a incidência é grande, o que é muito preocupante dado o risco elevado de colisão entre veículos.

Quem vem de Fortaleza para Pindoretama, passa da antiga entrada do município uns 700 metros, para ter acesso à entrada do município. 

Outro ponto de reclamação da população residente nessa região é a falta de passarelas para pedestres. Pois de Fortaleza até a Comunidade de Fagundes em Aquiraz, existe canteiro central e em alguns pontos até ciclovia. Porém, do trecho que vai de Fagundes até Cascavel foram construídas valas entre um sentido e outro da CE, o que dificulta e muito a vida dos transeuntes.  Principalmente crianças, idosos e portadores de necessidades especiais de locomoção.

Desse jeito é agradecer pela duplicação da CE – 040! E rogar a Deus pela não quádrupla de acidentes em nossa região.

Agora veja o que diz o Art. 206 do Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9503/97. http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/anotada/2325843/art-206-do-codigo-de-transito-brasileiro-lei-9503-97

Entrada do Distrito de Patacas - Aquiraz 

Retorno mais próximo (3 Km de Distância)

Um dos inúmeros "gatos"

Entrada de Fagundes - Aquiraz - Até aqui canteiro central e ciclovia

A menos de 1 Km, começam as valas e os "gatos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário