quarta-feira, 23 de maio de 2012

Debate sobre drogas e segurança pública mobiliza lideranças em Aracati

Comissão de Defesa Social em Aracati    /    Foto: Edson Junior Pio

O deputado Delegado Cavalcante (PDT) destacou, na manhã desta quarta-feira (23/05), a importância da elaboração de um diagnóstico regional para criação de políticas públicas de prevenção e combate às drogas. O problema das drogas e o reflexo na segurança pública foi tema de audiência pública da Comissão de Defesa Social da Assembléia, na Câmara Municipal de Aracati.

Cavalcante, que propôs o debate, defendeu uma maior interação entre os órgãos publicos e da sociedade civil  para discutir a fundo e buscar soluções para o problema das drogas. “Um dos maiores problemas da sociedade atual e um dos maiores indutores da violência, que antes era restrita aos grandes centros urbanos, é hoje um grande problema também no Interior do Estado”

O major PM Edalcio Aragão, do Conselho Estadual de Políticas Contra Drogas, afirmou que tanto a apreensão como crimes relacionados com as drogas têm aumentado no Ceará. Ele destacou que o Governo quer conhecer as dificuldades e ações de cada região, para poder elaborar e efetivar políticas públicas de combate à droga adaptadas para a realidade de cada município.

O presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compad), Assis Garcia, destacou o envolvimento de crianças e idosos com drogas e disse que Aracati, por ser uma cidade turística, tem tido muitos problemas nessa área. Ele defendeu mais apoio para entidades que atuam na prevenção e a ampliação de ações voltadas para a recuperação e reinserção social de dependentes.

O comandante da Guarda Municipal de Aracati, Marcos Vinícius, destacou que assaltos a mão armada cometidos por usuários de drogas são cada vez mais comuns na cidade e defendeu  maior sincronia nas ações dos governos Federal Estadual e Municipal no combate às drogas.

O comandante do 1º Pelotão PM, em Aracati, capitão Hermilson Carvalho, ressaltou a “relação direta entre drogas e violência” e defendeu a intensificação de ações exclusivas de combate e investigação. O delegado regional de Aracati, Tarsio Facó, destacou que a droga está disseminada no Interior e além da repressão também tem que haver investimento na recuperação de dependentes.

O presidente da Associação dos Empresários de Canoa Quebrada (Asdec), Rui Barbosa, afirmou que a droga e a violência têm causado prejuízos ao turismo. “É preciso ampliar ações de tratamento de dependentes, pois o usuário se envolve com o tráfico e parte para o crime e isso prejutica toda a sociedade”, afirmou.

Também participaram  do debate vereadores de Aracati e municípios vizinhos, o juíz Jamyerson Câmara Bezerra, de Fortim; o coronel Vilson Castro, comandante do 1º Batalhão da PM, em Russas; o tenente Sidney Aguiar, lideranças comunitárias e políticas e comerciantes do Litoral Leste.



Nenhum comentário:

Postar um comentário