quarta-feira, 23 de maio de 2012

FORTIM É 10 EM EDUCAÇÃO.


Por Marcello Azevedo, de Fortim – CE

NOTA DESTAQUE

Foi uma segunda-feira de muita festa, grandes emoções e comemorações para o município de Fortim. A Prefeita de Fortim Aninha de Kito, a Secretária da Educação Maria Luíza Oliveira da Costa e a gerente do PAIC-Fortim Adaulênia Magalhães receberam das mãos do Governador Cid Gomes e do Ministro da Educação Aluísio Mercadante dois grandes prêmios que dão alta relevância para a educação do município de Fortim. Após ser nomeado no quesito classificatório como primeiro lugar nos índices da educação, segundo dados da CREDE 10 de Russas e estando a frente de todos os municípios da região em diversos quesitos sagrando-se assim campeão da CREDE 10. Foi contemplado ainda com mais dois títulos PRÊMIO ÊXITO EM EDUCAÇÃO ao ultrapassar todas as médias exigidas pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará através das avaliações do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC. Com estes resultados o município de Fortim está entre os doze municípios com melhores desempenhos da educação em todo o Estado do Ceará. Uma grande caravana formada por educadores, coordenadores e diretores das escolas da rede pública de ensino de Fortim prestigiaram a quarta edição da entrega de troféus aos vencedores da avaliação do SPAECE e PAIC. A premiação é destinada as 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5). Em 2008, quando o prêmio foi instituído somente 148 escolas, cuja matrícula totalizava 6.711 estudantes do 2º ano do ensino fundamental atingiram IDE-ALFA igual ou superior a 8,5 pontos. Em 2011, o prêmio contempla dentre suas principais inovações a inclusão da premiação para o 5º ano o que garantiu a expansão do número de escolas beneficiadas de 300 para 600. As 12 primeiras escolas premiadas estão localizadas nos municípios de Forquilha, Pedra Branca, Guaraciaba do Norte, Mucambo, Brejo Santo, Porteiras, Fortim, Itarema, Tamboril, Quixeramobim, Martinópole e Sobral. Essas 150 escolas receberam também o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil por cada aluno avaliado por meio do SPAECE.

Em Fortim, a unidade escolar premiada com o título foi a Escola de Ensino Fundamental e Médio Maria Luíza, que para chegar a este título venceu grandes desafios. Priorizar a educação de qualidade sob todas as circunstâncias e capacitar os professores em suas metodologias de ensino foi um dos grandes alvos para alcançar esse mérito de ESCOLA NOTA 10, além de incentivo para uma maior e melhor aprendizagem dos alunos, gerando eficiência estável no modo operacional de educar com responsabilidade, ousadia e dedicação.

Prestigiaram a solenidade o Senador Inácio Arruda; o Ministro dos Portos Leônidas Cristino; o Presidente da Assembleia Legislativa (AL-CE) Roberto Cláudio; os Secretários Estaduais René Barreira (Ciência e Tecnologia), Ferruccio Feitosa (Copa), Maurício Holanda (Executivo da SEDUC); a representante do UNICEF Ana Márcia Diógenes; os Deputados Federais Artur Bruno, Ariosto Holanda, José Guimarães, Eudes Xavier e Chico Lopes e os Deputados Estaduais Neném Coelho, Professor Teodoro, Wellington Landim, Raquel Marques e Dedé Teixeira. Ao retornar da solenidade de premiação no Centro de Eventos do Cambeba, a Prefeita Aninha de Kito, a Secretaria da Educação Maria Luíza Oliveira da Costa e a gerente do PAIC-Fortim Adaulênia Magalhães e a diretora da Escola Maria Luíza Professora Cidramara foram recepcionadas pela população e pelos alunos da Escola Maria Luíza, com uma grande festa, queima de fogos e uma grande carreata pelas ruas da cidade. A Prefeita Aninha de Kito juntamente com diversos professores e diretores da rede municipal de ensino desfilaram em carro aberto mostrando para a população os troféus conquistados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário