segunda-feira, 28 de maio de 2012

Jovens de Aquiraz ganham Escola de Educação Profissional


A escola contou com investimentos no valor de R$ 8 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.


O município de Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, receberá nesta segunda-feira (28), às 19 horas, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Alda Façanha. O Governador Cid Gomes e a secretária Izolda Cela inauguram a 87ª unidade que dará ao jovens a oportunidade de cursar o Ensino Médio ao mesmo tempo em que se preparam para o mundo do trabalho. A escola contou com investimentos no valor de R$ 8 milhões,  oriundos do Tesouro Estadual. 

O recurso foi aportado para aquisição de mobiliários e equipamentos, além da construção do prédio. Na EEEP Alda Façanha, os alunos vão escolher um dos quatro cursos ofertados: Edificações; Eletrotécnica; Rede de Computadores e Hospedagem, definidos a partir da vocação econômica da região. Com capacidade para atender até 540 estudantes em tempo integral, das 7 às 17 horas, diariamente, a estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. 

Alunos e professores vão contar também com Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. Construída com base no padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais, a unidade é supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). 

O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional é desenvolvido durante três anos.  No último ano do curso, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado. Nesse momento, o estudante vai aprimorar seus conhecimentos e estabelecer a união entre teoria e prática. 

O nome da unidade é uma homenagem à professora Alda Façanha que se dedicou à alfabetização das crianças em Aquiraz. Esta é a 10ª Escola de Educação Profissional a integrar a 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), sediada em Maracanaú, onde estão localizadas outras duas escolas. As demais estão presentes nos municípios de Caucaia (duas), Pacatuba, Maranguape, Itaitinga, Eusébio e Guaiúba. 

As Escolas Estaduais de Educação Profissional começaram a ser implantadas em 2008. No início, a rede era formada por 25 unidades. Em 2012, 95 EEEPs estarão em funcionamento com a matrícula de aproximadamente 31 mil jovens e até o final da atual gestão, haverá 140 escolas com esse nível de ensino no Ceará.



Nenhum comentário:

Postar um comentário