sábado, 29 de novembro de 2014

Sustentabilidade é tema de semana cultural em escola de Aquiraz

Por Ricardo Costa, da Redação.

Os alunos, professores, direção e funcionários da E.M.E.F. Clarêncio Crisóstomo de Freitas, em Meu Cantinho – Patacas - Aquiraz, realizaram durante os dias 26, 27 e 28 de Novembro a Semana Cultural Mais Educação Fest Sustentável. A atividade integrou o Mais Educação Fest, a festa anual de fechamento  das atividades do referido programa. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto, tendo como Coordenador o Professor Itamar Lopes.


O ponto alto da Semana Cultural foi a criação de maquetes representando os subtemas abordados, brinquedos e objetos feito de sucatas, cartazes informativos e o Desfile denominado Ambiental Fashion que explorou materiais reciclados. 

Turma do 1º Ano  (Professora Bárbara Costa | Agente Administrativa Maria Betânia) - Subtema: Coleta Seletiva e Reciclagem

Turma do 2º Ano  (Professora Silvia Helena | Monitora Elisângela) - Subtema: Fontes de Energia

Turma do 3º Ano  (Professor Aldemir Cosmo | Funcionária Glaucilene Brasil) - Subtema: Higiene Corporal e Ambiental 

Turma do 4º Ano  (Professores Aldemir Cosmo, Lea Castro e Reginaldo Menezes | Monitora Jerusa Abreu) - Subtema: Aquecimento Global e Desertificação

Turma do 5º Ano "A" (Professores Bárbara Costa e Reginaldo Menezes | Monitora Dára Monteiro) - Subtema: Poluição

Turma do 5º Ano "B"  (Professores Luciene Bessa e Reginaldo Menezes | Monitor Leonardo Oliveira) - Subtema: Drogas Lícitas e Ilícitas 

Alunos, Coordenação do Programa Mais Educação, Monitores e Professores

Desfile Ambiental Fashion

Aconteceu, na tarde de ontem (28/ 11), no pátio da escola, um desfile de roupas recicladas, onde seis alunas desfilaram e mostraram roupas feitas de produtos reciclados.

Todas as roupas foram produzidas por uma parceria das funcionárias Silvia Batista, Maria Betânia e as monitoras do Programa Mais Educação Jerusa e Geane Abreu.  

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.

O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.

No desfile, foram apresentados vários modelitos, criados por diversos produtos reciclados, como copo descartável, sacos plásticos, papel, jornais, entre outras coisas.


No final, muitos aplausos pelo sucesso do evento e pela dedicação de cada aluno da escola, que motivou o evento, que teve algumas participações ovacionadas pela platéia. 

O desfile marcou o encerramento da Semana Cultural.

Passarela decorada com jornal

Nossas estilistas: Maria Betânia, Jerusa Abreu, Silvia Batista e Geane Abreu

Lauana (1º ano), vestido confeccionado de papel  (Detalhes com fitas decorativas)

Sabrina (2º ano), vestido confeccionado de nylon  (Detalhes de barbante)

Ana Clara (4º ano), vestido confeccionado de saco preto (Detalhes com tampas de garrafa pet)

Flavia (5º ano "A"), vestido confeccionado de jornal (Detalhes com fitas decorativas)

Hellen (5º ano "A"), vestido confeccionado de plático fino (Detalhes com tampas de detergente)

Rosa (5º ano "B"), vestido confeccionado de TNT (Detalhes com copos e pratos descartáveis)

Todas as modelos

Entrega de medalhas as modelos - Ricardo Costa (Coordenador do Programa Mais Educação); Sra. Simone (Mãe da modelo Flavia); Elisângela Abreu (Diretora); Sr. José (Avô da modelo Ana Clara); Alzenir Abreu e Adalbênia Abreu (Representantes da Secretaria de Educação e Desporto de Aquiraz) 

Modelos com as estilistas: Jerusa Abreu, Silvia Batista, Geane Abreu e Maria Betânia

Modelos com os professores: Luciene Bessa, Aldemir Cosmo, Bárbara Costa, Silvia Helena e Lea Castro

Modelos com as representantes da Secretaria de Educação e Desporto de Aquiraz - Alzenir Abreu e Adalbênia Abreu  


Nenhum comentário:

Postar um comentário