quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Festival da Lagosta agita Icapuí

O evento reúne os ingredientes para uma boa viagem de fim de semana: sol, belas praias e pratos saborosos


Imagine um lugar onde você pode degustar uma das mais saborosas iguarias da culinária cearense, a lagosta, em pratos inovadores com receitas que incluem desde o requinte do ratatouille até o tradicional alho e óleo. Visualize ainda um lugar onde, além de poder saborear essas delícias, pode-se deslumbrar com belas paisagens e desfrutar de um banho de mar morninho em praias rodeadas de coqueirais e falésias. Sim, esse lugar existe e se chama Icapuí. De 5 a 7 de dezembro, o município recebe o IX Festival da Lagosta, na Praia de Barreiras, com atrações gastronômicas e artísticas.

O evento movimenta o turismo da região e proporciona experiências gastronômicas inesquecíveis para os viajantes que querem conhecer um pouco mais da cultura, cozinha e belezas naturais do lugar, que fica distante cerca de 200 km de Fortaleza. Nesta edição, 15 empreendimentos do setor turístico do município - entre restaurantes, barracas de praia e meios de hospedagem - irão participar do Salão de Gastronomia, cada um com um estande em uma arena onde o visitante poderá degustar diversas receitas de lagosta e outros frutos do mar. Entre elas, lagosta ao molho de maracujá, grelhada, ensopada e na massa. O ticket dos pratos será vendido a R$ 15.


Programação musical

Além de saborear essas delícias, o público poderá acompanhar a programação musical gratuita e dançar ao som do autêntico forró pé-de-serra. Neste ano, a temática do festival é "Lagosta & Forró - Lagosta is for all" e a proposta é resgatar o tradicional estilo cearense, prestigiando artistas locais como Kôka, talento de Icapuí; Cacimba de Aluá; Augusto Bonequeiro; Gil Forrozeiro e Waldonys. A expectativa de público é de cinco mil pessoas durante o evento.

Artesanato

Uma das novidades desta edição do Festival da Lagosta é o espaço que será destinado à comercialização do artesanato local e de produtos do grupo Mulheres de Corpo e Alga da comunidade de Barrinha, que produzem artigos de higiene artesanais, como sabonete e shampoo, a partir das algas marinhas que existem em abundância no município.

O festival é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí - GDTur, tendo como apoiadores o Governo do Estado através da Casa Civil, do Sebrae no Ceará e Prefeitura de Icapuí, com a produção executiva de J. A. Lima Produções. De acordo com Geraldo Meneses, secretário do GDTur, o objetivo principal do festival é divulgar o destino de Icapuí, explorando a gastronomia local, em especial a lagosta, que é um ícone.

"O evento possui um objetivo cultural também no sentido de disseminar o modo local de trabalhar com a lagosta", afirma. O empresário informa ainda que nesta edição o festival terá um momento solene em homenagem aos grandes apoiadores da iniciativa.

Pré-evento

Para preparar as empresas para o Festival da Lagosta, o Sebrae/CE realizou capacitações com temáticas que são fundamentais para o sucesso do evento. O primeiro deles foi em higiene e manipulação de alimentos, que ensina processos para garantir a segurança alimentar dos consumidores. O outro voltado para o atendimento, com foco no garçom, e o terceiro em práticas de inovação em receitas à base de lagosta e frutos do mar. O Sebrae apoia o Festival da Lagosta, pois entende que esse tipo de evento contribui para aprimorar os serviços e qualificar as micros e pequenas empresas envolvidas na cadeia produtiva da gastronomia, tornando-as mais sustentáveis.

Mais informações

IX Festival da Lagosta de Icapuí
De 5 a 7 de dezembro, na Praia de Barreiras. Gratuito.
Contatos: (85) 86414400 (84), 91271682 e (88) 34323025


Fonte: Caderno TUR – Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário