sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Grupos de rap se mobilizam em prol da Consciência Negra


O Instituto da Cultura Hip Hop e matrizes afroindígenas do Ceará Instituto  HipMac) celebrara a Semana da Conciência Negra com o Evento Conexão Gangsta Ceará. O instituto traz para Fortaleza pela primeira vez o grupo Realidade Cruel (foto), direto de São Paulo. Em comemoração a data, o instituto realizara dois shows - o primeiro em Recife; hoje e amanhã, será aqui, em Fortaleza, no Beach Club, na Praia de Iracema.
A principal banda, Realidade Cruel, dividirá o palco com o Grupo CGC e mais 10 grupos locais. 3Mundo MC\s, Treze9Zero, Eduardo MC, Ring King, Holocausto Cotidiano, Vínculo Criminal, Erivan, Elementos Suspeitos, Apologia do Gueto, Dj Wuillian Sousa farão parte da festa. O HIPMAC revelou que durante a noite, terá microfone aberto, para o público poder se expressar, caso queira e exibição de clips.
Alisson Alves, mais conhecido por AL-Kidoc, um dos organizadores do evento, afirmou que o intuito da festa e fazer uma conscientização referente à data da Consciência Negra, mostrar o preconceito que as periferias sofrem.

Conexão Gangsta CearÁ

O grupo de rap cearense, fundado em 2005, denuncia as mazelas sociais e tenta despertar o senso crítico, através da cultura Hip Hop, no segmento GangstaRap. O CGC e formado pelos integrantes AL-Kidoc, Afra, Daniel, Leo Mostrin, Leo Karin, Bel e Preto Z.D, que são residentes e atuantes no município de Caucaia.

Mercado Hip Hop

Uma preocupação do HIPMAC é com o atual mercado: a gravação de CD, por exemplo. A forma como a organização sobrevive, no entanto, ainda é muito precária. Como ainda não foi legalizada, não tem condições de participar de licitações ou de receber benefícios públicos. Assim, sobrevive à custa de bonés, que são vendidos por seus membros, camisetas e outros produtos.

Projetos

Atualmente o Instituto HIPMAC esta com seis projetos. Alguns já estão em andamento, como o site – Rap Ceará, Os projetos Na Aldeia e Corredor Sonoro.  O programa Resistência, a Revista Rap Ceará e a Conexão Gangsta ficarão para 2015.
O projeto Na Aldeia é um evento cultural, que envolve música, esporte, mostra de clips e conscientização que acontece no bairro Nova Metrópole. Já o Corredor Sonoro é uma parceria com o grupo Original Rap Cearense.

SERVIÇO

• Show: Conexão Gangsta Ceará. Com Realidade Cruel e CGC. Participações: 3Mundo MC\s, Treze9Zero, Eduardo MC, Ring King, Holocausto Cotidiano, Vinculo Criminal, Erivan, Elementos Suspeitos, Apologia do Gueto, DJ Wuillian Sousa. Local: Beach Club - Rua dos Tabajaras, 386, Praia de Iracema. Informacoes: 88914845. Ingressos: Venda na  Loja BRONX, na Rua Senador Pompeu, 834, Centro e no local no evento. 1o Lote  20,00. 2o Lote 25,00. 3o Lote 30,00.



Fonte: O Estado CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário