quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Começa a Festa Literária de Aquiraz



A segunda edição da Flaq (Festa Literária de Aquiraz) tem início amanhã. O evento promove encontros do público com escritores. Carola Saavedra, Bernardo Kucinski, Pedro Bandeira são alguns dos participantes

Primeira capital do Ceará, Aquiraz é, desde o ano passado, conhecida também como destino certo da literatura. Homenageando o autor Ignácio de Loyola Brandão, a Festa Literária de Aquiraz (Flaq) chega à segunda edição com programação gratuita, que começa amanhã e vai até o próximo domingo, 23. O evento reúne grandes autores do País e incentiva a mobilização da rede pública e particular de ensino do Estado em torno das letras. Neste ano, a novidade é a mostra paralela Flaq Infantil.

“O formato de festa literária é ainda mais interessante do que esse formato das bienais. Não é aquele evento comercial enorme com grandes estandes e filas”, compara o escritor Pedro Bandeira, que participa, na sexta-feira, do “Encontro com o autor”. Nele, Pedro conversa sobre a série Os Karas. “Espero que esse momento seja um encontro em que não deve haver sacralização dos livros. Pelo contrário, o livro está indo à praça, indo à praia”, diz o escritor.


O jornalista Bernardo Kucinski destaca a importância do contato direto entre público e escritor. “Quando se está na presença física do autor, ele deixa de ser uma referência distante, e isso é ainda mais importante para os leitores fora do eixo Rio-São Paulo”, afirma. Kucinski, que acaba de vencer o prêmio da Biblioteca Nacional com a coletânea Você vai voltar para mim (Cosac Naify), participará de mesa literária sobre os 50 anos da ditadura militar no Brasil.

“O autor se beneficia desse diálogo, realimenta-se tanto do público como do encontro com outros autores”, conclui.


Uma das idealizadoras do evento, a agente literária Marisa Moura conta que, a partir deste ano, a Flaq é realizada na Engenhoca Parque Ecoeducativo e se espalha por escolas de Aquiraz. “(A festa) vai aproximar ainda mais leitores e autores. O objetivo é justamente trazer o público infantil e juvenil, formar leitores, despertar o prazer da boa leitura”, explica.


“Na curiosidade de conhecer o autor, o público pode acabar se interessando pela obra. Uma coisa é o livro na livraria, outra é ouvir o autor discutindo a própria obra, falando de literatura”, acredita a escritora Carola Saavedra, autora de O inventário das coisas ausentes (Companhia das Letras), uma das convidadas do festival.


Participação
Mesmo com o sucesso da primeira edição, que recebeu 1,5 mil visitantes nos quatro dias, a Flaq enfrentou problemas. “Como qualquer evento de cultura neste País, foi tudo muito sofrido, principalmente por estarmos em ano eleitoral”, conta Marisa Moura. De acordo com a organizadora, o evento é patrocinado pela Prefeitura de Aquiraz, Itaú Cultural e editoras. As dificuldades, garante, não superam a “empolgação do público para participar da festa”. “A resposta da comunidade está muito animadora.” Neste ano, a expectativa é de dobrar o público da feira.


SERVIÇO

Flaq - Festa Literária de Aquiraz 2014
Quando: de amanhã a 23/11

Onde: Engenhoca Parque Ecoeducativo (rua Raimundo Coelho, s/n) Grátis.
Telefone: (85) 3361 1010


Fonte: Jornal Opovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário