sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Festa Literária de Aquiraz homenageia Ignácio Brandão



A FLAQ – Festa Literária de Aquiraz (www.flaq.combr) vai homenagear o escritor Ignácio de Loyola Brandão em sua segunda edição. Incorporada definitivamente ao calendário turístico regional, a festa literária cearense acontece até domingo, 23, no Engenhoca Parque Ecoeducativo, tendo como aposta o incentivo e a mobilização da rede pública e particular de ensino da cidade cearense e de outros municípios em torno da literatura. A partir de 2015, o evento entra também no calendário oficial de cultura do estado do Ceará.

Em 2013, a FLAQ recebeu 1,5 mil visitantes em quatro dias de festa, e a expectativa dos organizadores é dobrar o público este ano. Nesta segunda edição, a curadoria volta a ser realizada pela jornalista Mona Dorf e a co-curadoria pelo também jornalista Jorge Felix.  utor homenageado – Loyola Brandão foi escolhido pela relevância de sua obra e também como símbolo da integração cultural brasileira a partir da divulgação literária.

Aos 78 anos, ele já percorreu praticamente todas as feiras literárias do país e deixou registradas algumas dessas experiências no livro O Mel de Ocara, cujo título se refere a uma de suas passagens pelo interior cearense. Escritor consagrado, ícone de gerações por suas ideias combativas, ele transita entre uma vasta audiência, inclusive o professor, graças ao seu comprometimento com a palavra em sua acepção mais ampla.

Outra obra de Loyola Brandão, o romance Zero, fundamental para o entendimento do período da ditadura no país, está completando 40 anos de sua primeira edição. Censurado no Brasil, saiu originalmente em uma edição italiana, em 1974. A exposição Zero: 40 anos – A Aventura Libertária de Ignácio de Loyola Brandão traz 28 painéis e material audiovisual, tratando deste e de outros livros e momentos marcantes do autor.

Destaques da Programação – toda a programação da FLAQ é gratuita e aberta aos interessados, bastando se inscrever no site do evento para participar. A  lista de escritores confirmados para as mesas do festival este ano inclui o jornalista e autor Lira Neto, que se une a Rodrigo Lacerda para tratarem juntos da convivência entre História e Romance Histórico, uma mesa que pode ser complementada com a apresentação de Bernardo Kucinski e Ricardo Carvalho, convidados para debaterem os 50 anos de Ditadura Militar.
Sob o tema Literatura Marginal se apresentam o brasileiro Ferréz e Rodrigo Ciríaco. Socorro Acioli discute “Ser escritor na parte pobre do Planeta, juntamente com a chilena Carol Saavedra. Literatura Contemporânea do Ceará é tema da mesa literária de Adriano Espínola e Humberto Pinheiro.
Além das mesas com escritores, uma programação de minicursos acontece de quinta a sábado, com João Carrascoza e outros autores.

Uma grande novidade para 2014 é a inauguração da FLAQ Infantil, um festival paralelo dedicado às crianças e jovens, com programação exclusiva e participação de autores consagrados, como Pedro Bandeira, Socorro Acioli, Ilan Brenman e Dora Lorch, entre outros.



Fonte: O Estado CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário