sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Consciência Negra: Dois projetos do Ceará são selecionados

Foram inscritos 124 projetos de 20 Estados e do Distrito Federal. Entre os dez escolhidos, Acaraú e Iracema



Fortaleza. Ontem, Dia da Consciência Negra, foram divulgados os dez projetos selecionados no edital Gestão Escolar para Equidade - Juventude Negra, lançado em agosto pelo Instituto Unibanco, o Fundo Baobá e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foram selecionados quatro projetos da região Nordeste, três da região Norte, dois da região Sul e um da região Sudeste. Estre eles, dois são do Ceará, de Acaraú e Iracema. As escolas e ONGs selecionadas receberão apoio técnico e financeiro para desenvolver os projetos em escolas públicas de Ensino Médio em 2015.
Na vigência do edital, a UFSCar acompanhará e documentará os projetos. Ao final, serão sistematizadas todas as experiências e as mais exitosas serão divulgadas com o intuito de servirem como inspiração para outras escolas. "Estratégias de gestão como sistemas de incentivo, infraestrutura, apoio ao professor e outras, têm a possibilidade de enfrentar a questão das desigualdades raciais na educação, desde que os gestores escolares priorizem essa questão como foco de suas ações" afirma Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco.
Após triagem inicial realizada pelo Fundo Baobá, a seleção dos dez vencedores foi feita por um comitê formado por representantes do Fundo Baobá, do Instituto Unibanco, da UFSCar, do Geledés Instituto da Mulher Negra e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação.
Foram selecionados projetos de gestão escolar que buscam elevar os resultados educacionais dos jovens negros e das jovens negras no Brasil. Ou seja, que contribuam para a elevação de indicadores como o acesso, a conclusão, a frequência, o rendimento escolar, o número de estudantes que ingressam em cursos de educação superior e outros índices correlatos.
A desigualdade entre negros e brancos na educação é evidente. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2012 apontam que escolaridade média do homem negro é de 6,9 anos, enquanto que a do homem branco é 8,7 anos, da mulher branca é 8,9 anos e da mulher negra é 7,4 anos. Lamentavelmente esse cenário não será superado rapidamente se tomamos por base a Pnad 2013, que constatou que 54,4% dos brancos entre 18 e 19 anos tinham concluído o Ensino Médio enquanto apenas 35,7% dos negros na mesma faixa etária concluíram esta etapa da educação básica.
Essas disparidades estão vinculadas às relações raciais dentro e fora da escola. O edital Gestão Escolar para a Equidade - Juventude Negra é uma das formas encontradas pelas entidades envolvidas para contribuir com a reversão desse quadro, selecionando e apoiando projetos que promovam uma gestão escolar que, a partir do reconhecimento das desigualdades raciais, planeje, execute e monitore medidas para criar condições de equidade.
"Uma das grandes críticas dos educadores é a baixa adesão de gestores escolares ao tema da equidade racial. Este edital estimula uma conversa interdisciplinar, para que o gestor assuma o tema no projeto político pedagógico da escola, incluindo ações voltadas para o ano escolar assim como ações de continuidade", acredita Suelaine Carneiro, do Geledés.
A maioria dos projetos está referenciada na Lei 10.639/ 2003 que inclui a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas. "Fiquei extremamente impressionado com a qualidade técnica das propostas, com foco bem demarcado na importância da lei. Foi muito positivo também ver o grande número de propostas de áreas rurais e quilombolas" aponta Thiago Thobias, diretor de Politicas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico Raciais da Secadi-MEC.

Saiba mais
EEEP Marta Maria Giffoni de Souza – Acaraú

O Objetivo é sensibilizar profissionais da educação sobre a importância da lei 10.639/03 e para que a temática da cultura afro-brasileira e africana seja incluída no cotidiano e de maneira interdisciplinar; identificar o racismo no cotidiano escolar e suas consequências no processo de ensino-aprendizagem e no abandono escolar; conhecer e valorizar as manifestações artístico-culturais afro-brasileiras como expressão da identidade brasileira. Serão realizadas oficinas de preparação para a Caravana da História e da Cultura Afrobrasileira, onde grupos de alunos, sob a orientação de professores, desenvolvem ações educativas junto a alunos de outras escolas. As atividades propostas pelo projeto incluem oficinas culturais, pesquisas, grupos de estudos, concurso de fotografias e formação de professores.

E EFM Deputado Joaquim de Figueiredo Correia – Iracema

O objetivo é promover a participação dos jovens negros e negras nos colegiados escolares, almejando que estes assumam posições de liderança e protagonismo na unidade escolar. Dentre as atividades propostas estão a montagem de rádio escolar, organização de grupo de teatro, criação de blog voltado para os assuntos da comunidade afrodescendente, concurso de vídeo com a temática "tenha orgulho de se auto afirmar negro", concursos literários e outras atividades culturais.

Fonte: Diário do Nordeste

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