quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Estudante de Aracati faz 14 provas em menos de 4h para concluir o ensino médio


Por Cleide Bravo, de Aracati – CE.
Aluno de 16 anos passou no Enem e recebeu autorização do Conselho Estadual de Educação para entrar na universidade.

Cada vez mais cearenses estão fazendo avaliações de conhecimento para antecipar a conclusão do ensino médio. O intuito é entrar o mais cedo possível na universidade. Jovens de 15 ou 16 anos têm que demonstrar que estão aptos para isso. Primeiro, sendo aprovados no Enem; e, por último, passando nas provas internas da própria escola. Acontece que nem sempre os colégios "facilitam" esse processo. Foi o caso do estudante Henrique Matias, de 16 anos de idade. O cearense de Aracati, Henrique Sampaio, foi aplaudido pelos professore depois de ter terminado as 14 provas em apenas 3h30 na manhã desta terça-feira (22), no Instituto São José (Foto: Divulgação)


Após ter sido aprovado pela segunda vez seguida no Enem, ele recebeu autorização do Conselho Estadual de Educação (CEE) para fazer o exame na escola, que, por sua vez, se negou a realizar os testes. A direção do Instituto São José, localizado no município de Aracati, a 148 Km de Fortaleza, só autorizou a realização da avaliação nesta terça-feira (22), último dia de inscrição nas universidades, após ligação do presidente do CEE, professor Edgar Linhares e reportagem publicada nesta segunda-feira (21) na Redação Web do Diário do Nordeste. A pauta foi sugerida pela própria mãe do aluno por meio do VC repórter.

Maratona para se matricular na faculdadeO cearense teve que fazer 14 provas no mesmo dia para obter o certificado de ensino médio da escola de Aracati. O resultado foi surpreendente. Ele conseguiu terminar todos os testes em apenas 3h30. Ficou em sala de aula das 7h às 10h30 da manhã. "Tirei 10 na maioria das provas, 9 em algumas e 8 em duas. Não estava difícil. Só foi muito cansativo", disse o estudante, que escolheu o curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Rio Grande do Norte (Ufersa), em Mossoró.

De acordo com a mãe dele, foi bastante desumano o fato de ser obrigado a fazer 14 provas. "Nós fomos avisados só no fim do dia anterior. Professores foram chamados às pressas para elaborarem as questões. Meu filho nem conseguiu dormir direito, ansioso. Mas ele foi tão herói, que, depois de ter terminado, os professores o aplaudiram", disse Alessandra. "Vamos pegar o certificado e levar agora mesmo para a universidade lá em Mossoró", conta ela, antes de pegar a estrada rumo ao Estado vizinho ainda no fim da manhã desta terça-feira (22).

Mais de 3 mil alunos já avançaram no ensino médio

Segundo o Conselho Estadual de Educação, 3,2 mil estudantes cearenses que ainda não tinham completado o ensino médio foram autorizados CEE a ingressarem em um curso superior, nos últimos dois anos. "Em mais de 3 mil casos que acompanhei só houve resistência para avançar o estudante no ensino médio em dois casos. O de Aracati é um deles", afirma o presidente do órgão, professor Edgar Linhares. Na opinião dele, deve ser observado o artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

"Independentemente de estudos anteriores, qualquer pessoa pode solicitar à escola que defina, mediante exame, o nível em que ela se encontra", conta. 

O presidente do CEE diz que a norma não especifica qual deve ser o número de provas a serem realizadas para comprovar a capacidade do aluno em concluir o ensino médio.

Aluno de Sobral fez duas avaliações e vai cursar Medicina na UFC

Outro caso mais recente, que ficou famoso no Braisl inteiro, foi a aprovação do estudante de Sobral (a 230 Km da Capital), que foi autorizado pelo CEE a cursar Medicina na UFC. Tiago Sampaio, de 15 anos de idade, passou no Enem e precisou fazer dois exames na escola para saber se estaria apto a receber a conclusão do ensino médio. Bem diferente do aluno de Aracati, que foi submetido a 14 provas em menos de quatro horas. A diretora do Instituto São José foi procurada, mas não atendeu às ligações para explicar a quantidade de exames.

Ilo Santiago Jr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário